BLACK FRIDAY NO SETOR FINANCEIRO

Publicado em novembro de 2018

A WEEL, primeira fintech (empresa de tecnologia financeira) de crédito online para empresas através da antecipação de recebíveis, iniciou uma campanha para atrair indústrias e atacadistas que abasteceram o varejo com bilhões de reais em mercadorias a prazo para a grande promoção da Black Friday.

A partir desta semana, até o dia 23/11, a WEEL está bonificando estas empresas com a isenção total da taxa de IOF nas operações de antecipações de recebíveis realizadas dentro da plataforma online da empresa.

As tradicionais promoções do varejo, com grandes descontos para o consumidor, costumam se alicerçar fortemente na engenharia financeira. Ou seja: a redução intensiva de preço na ponta final do varejo é, em grande parte, lastreada pelas vantagens da captação de capital à vista associada a prazos de pagamento mais longos oferecidos pelo fabricante ou distribuidor.

Com sua entrada na Black Friday, a WEEL se vale da lógica de que antecipar o recebimento dessas faturas pode ser uma ótima saída para a formação rápida de capital de giro para estas empresas do B2B nessa época de fim de ano. Vale lembrar que esse é também um momento de mais despesas, como a obrigação do Décimo Terceiro, custos de mão de obra temporária e declínio de vendas, por conta do fim do período de compras por parte do setor varejista.

Fundada há quatro anos, a WEEL introduziu no mercado o modelo de operação online com a avaliação de risco de crédito baseada em inteligência artificial e na exploração de big data envolvendo a análise de informações provenientes de 15 mil pontos.

Através dessa tecnologia, a WEEL conseguiu reduzir a taxa de inadimplência para próximo de zero. Com esta virtual eliminação de risco associada a custos operacionais muito mais baixos, a empresa se tornou um dos principais ofertantes de empréstimo de baixo custo para as pequenas e médias empresas brasileiras.

Os interessados na promoção Black Friday WEEL podem, após a realização de um cadastro simplificado, simular as operações de antecipação e saber em poucos segundos o valor à vista oferecido para cada nota fiscal através da plataforma eletrônica.

A WEEL (inicialmente nomeada WorkCapital) foi fundada em 2014 por empreendedores com vasta experiência no mercado financeiro e de Big Data, e amplo domínio dos novos movimentos de transformação digital dos negócios.

Seu objetivo é oferecer capital líquido de forma descomplicada para melhorar o fluxo de caixa das empresas, através da antecipação de recebíveis. Para tanto, a WEEL substituiu os velhos métodos de análise de risco, limitados a poucos indicadores, por algoritmos baseados em inteligência artificial que avaliam mais de 15 mil fontes de informação sobre variáveis de crédito em frações de segundo, a partir de informações de ERPs, redes sociais, empresas, instituições e publicações do mercado.

Os sócios que lideram a WEEL são os brasileiros radicados em Israel Simcha Neumark e Shmuel Kalmus, e o norte-americano radicado em Israel Russell Weiss. Com quatro anos de operação, a WEEL participou do programa global de aceleração do Citibank, o Citi Accelerator, em 2015. Em 2017, obteve um aporte de US$ 8,5 milhões.