SAP CERTIFICA A WEEL PARA OFERECER CRÉDITO ONLINE PARA PMES ATRAVÉS DO ERP BUSINESS ONE

WEEL é a primeira plataforma de antecipação de recebíveis brasileira a obter a certificação SSP da SAP e a integrar seu sistema ao ERP da empresa

Publicado em setembro de 2018

A WEEL, primeira fintech de crédito online através da antecipação de recebíveis, acaba de ser apontada pela SAP, líder mundial no mercado de aplicações de software empresarial, como a primeira empresa global nesta categoria a receber a certificação SSP (Software Solutions Partners).

A certificação é resultado de um rigoroso processo de avaliação da SAP que considera critérios como a solidez econômica do parceiro, a qualidade do desenvolvimento, sua aderência tecnológica ao ambiente SAP e os benefícios concretos que a solução financeira da WEEL pode garantir aos usuários SAP.
A partir deste reconhecimento, a WEEL passa a beneficiar as cerca de 2,7 mil empresas brasileiras usuárias da plataforma SAP Business One, que se tornam aptas a realizar negociações de crédito online sobre recebíveis diretamente a partir do ERP, sem precisar recorrer a um aplicativo externo.

Para oferecer a funcionalidade, a WEEL contou com o apoio da SAP para desenvolver um aditivo de software (add-on), que se integra de forma transparente à estrutura do Business One, permitindo que seus usuários tenham acesso imediato à plataforma de negociação de recebíveis da WEEL através de um único clique.

Inédita no Brasil, esta facilidade garante rapidez e segurança ao gestor, que não precisará enfrentar os lentos e burocráticos trâmites de negociação de faturas exigidos pelos bancos e factorings convencionais. O novo aditivo é gratuito e pode ser facilmente baixado para o ERP Business One, sem exigir qualquer ajuste de sistema. O add-on também está disponível no website da WEEL.
O sistema online de negociação da WEEL dispõe de uma interface intuitiva, integrada a uma plataforma de big data, que busca e analisa dados de crédito de mais de 15 mil pontos de informação com o emprego de algoritmos de inteligência artificial.

Em poucos minutos, o interessado em antecipar seus recebíveis obtém uma avaliação de crédito sobre suas notas fiscais emitidas no ambiente SAP, com os respectivos valores, taxas e demais condições, um trâmite que normalmente pode levar várias horas ou até dias.

De acordo com Simcha Neumark, fundador e CEO da WEEL, com a aplicação de big data e inteligência analítica, e com o uso de dados transacionais extraídos do ERP de milhares de empresas, a WEEL consegue obter uma avaliação de risco muito mais efetiva que o modelo tradicional (baseado apenas em cadastros negativos). Pode, assim, oferecer antecipação até mesmo para empresas que tenham sido eventualmente negativadas, mas que apresentam outros sinais de solvência potencial.

“Esta análise de risco mais precisa e flexível nos ajuda a oferecer juros comprovadamente mais baixos que os do mercado, já que nos garante níveis de perda financeira por inadimplência em patamares em torno de zero”, explica o CEO da WEEL.

Outra facilidade do add-on WEEL para os usuários Business One está na integração automática das operações de antecipação com os módulos de gestão contábil e de fluxo de caixa disponíveis no ERP da SAP.

“Pela configuração estabelecida, nosso add-on registra o valor líquido da antecipação mais os encargos, totalizando o valor da fatura cheia a ser quitada em momento futuro, promovendo assim um encontro de contas sem exigir trabalho manual”, prossegue o executivo.

O SAP Business One é uma plataforma de gestão integrada especialmente desenvolvida para fornecer controle completo sobre as operações e acompanhar o crescimento das pequenas e médias empresas. SAP Business One tem cerca de 98% de sua base instalada em PMEs. Mundialmente, as plataformas SAP estão presentes em mais de 90 mil empresas.

Na expectativa da WEEL, a parceria com a SAP irá ampliar em 10% o seu volume de operações de crédito.

Sobre a SAP
Líder mundial no mercado de aplicações de software empresarial, a SAP (NYSE: SAP) ajuda empresas de todos os tamanhos e setores a operar de forma mais eficaz. Abrangendo desde as áreas de negócios à análise executiva, dos depósitos aos pontos de venda e do escritório até dispositivos móveis, a SAP potencializa organizações a melhor explorar seus negócios para manter-se à frente da concorrência. Os aplicativos e serviços SAP oferecem a 388.000 clientes no mundo condições para operar de forma mais rentável, a se adaptarem continuamente e crescerem com sustentabilidade. Para obter mais informações da SAP Brasil, visite http://www.sap.com/brazil, a Sala Virtual de Notícias da SAP,http://news.sap.com/brazil/, e siga o canal de notícias no Twitter@sapnoticiasbr

A WEEL (inicialmente nomeada WorkCapital) foi fundada em 2014 por empreendedores com vasta experiência no mercado financeiro e de Big Data, e amplo domínio dos novos movimentos de transformação digital dos negócios.

Seu objetivo é oferecer capital líquido de forma descomplicada para melhorar o fluxo de caixa das empresas, através da antecipação de recebíveis. Para tanto, a WEEL substituiu os velhos métodos de análise de risco, limitados a poucos indicadores, por algoritmos baseados em inteligência artificial que avaliam mais de 15 mil fontes de informação sobre variáveis de crédito, em frações de segundo, a partir de informações de ERPs, redes sociais, empresas, instituições e publicações do mercado.

Os sócios que lideram a WEEL são os brasileiros radicados em Israel Simcha Neumark e Shmuel Kalmus, e o norte-americano radicado em Israel, Russell Weiss. Com quatro anos de operação, a WEEL participou do programa global de aceleração do Citibank, o Citi Accelerator, em 2015. Em 2017, obteve um aporte de US$ 8,5 milhões.