ERPFLEX PASSA A OFERECER ANTECIPAÇÃO DE RECEBÍVEIS ONLINE
EM SUA PLATAFORMA, ATRAVÉS DE PARCERIA COM A WEEL

Serviço de factoring digital, acessado diretamente no ERP,
irá beneficiar 2 mil empresas que utilizam a plataforma de gestão em nuvem da ERPFlex

Publicado em Outubro de 2018

A ERPFlex empresa de software do empresário Ernesto Haberkorn, uma das líderes brasileiras de sistemas de gestão em nuvem para indústria, comércio e varejo, acaba de celebrar um acordo com a WEEL, primeira fintech brasileira de antecipação de recebíveis através de operações online. Pelo acordo, a ERPFlex passa a integrar um link de acesso imediato à interface digital de negociação de faturas da WEEL. Isto beneficiará cerca de 2 mil empresas brasileiras que estão conectadas à sua plataforma de gestão e terão mais agilidade na antecipação de recebíveis..

Através dessa parceria, os estabelecimentos usuários da ERPFlex não precisam mais recorrer a demorados serviços de aprovação  disponibilizados pela factorings convencionais ou pelo sistema bancário.

Sem ter de sair de seu módulo de gestão, o gestor financeiro da empresa precisa apenas de alguns cliques no link da WEEL, introduzido na plataforma ERPFlex, para realizar seu cadastramento no sistema de antecipação online. A partir dessa operação, todas as notas fiscais emitidas pelo usuário são analisadas rapidamente, de forma automática, pela estrutura da WEEL, que oferece propostas online de quitação antecipada das faturas mediante uma análise de risco baseada em inteligência artificial.

De acordo com Simcha Neumark, fundador e CEO da WEEL, a oferta de antecipação de recebíveis é um dos principais e mais econômicos modelos de oferta de capital de giro à disposição das empresas. No entanto, quando a avaliação de risco é realizada manualmente, são necessários vários dias até que a operação se concretize. “Além disto, como os critérios de análise baseiam-se quase sempre nos velhos cadastros de inadimplência, muitas vezes, a operação é recusada devido a um atraso sem relevância em algum momento do passado”, afirma o executivo.

A WEEL utiliza 1,5 mil pontos de informação para avalizar os potenciais de solvência relacionados a uma fatura, o que lhe permite critérios mais flexíveis de aprovação e taxas individualizadas, sempre abaixo da média praticada no mercado.

Para acessar a plataforma da WEEL, os usuários do ERPFlex não precisarão realizar qualquer tipo de ajuste no seu sistema e, se desejarem, podem empregar o sistema online de negociação como um ponto de partida referencial para as negociações de suas faturas. “O cliente pode simular a operação e receber uma cotação em questão de minutos, sem a obrigatoriedade de complementar o negócio e sem pagar nada por isso”, explica Neumark.

A WEEL (inicialmente nomeada WorkCapital) foi fundada em 2014 por empreendedores com vasta experiência no mercado financeiro e de Big Data, e amplo domínio dos novos movimentos de transformação digital dos negócios.

Seu objetivo é oferecer capital líquido de forma descomplicada para melhorar o fluxo de caixa das empresas, através da antecipação de recebíveis. Para tanto, a WEEL substituiu os velhos métodos de análise de risco, limitados a poucos indicadores, por algoritmos baseados em inteligência artificial que avaliam mais de 1,5 mil fontes de informação sobre variáveis de crédito em frações de segundo, a partir de informações de ERPs, redes sociais, empresas, instituições e publicações do mercado.

Os sócios que lideram a WEEL são os brasileiros radicados em Israel Simcha Neumark e Shmuel Kalmus, e o norte-americano radicado em Israel Russell Weiss. Com quatro anos de operação, a WEEL participou do programa global de aceleração do Citibank, o Citi Accelerator, em 2015. Em 2017, obteve um aporte de US$ 8,5 milhões.