O QUE É FACTORING E COMO FUNCIONA?

Entre as diversas formas de financiamento comercial, muitas empresas B2B escolhem factoring de recebíveis para melhorar seu fluxo de caixa. Com financiamento de recebíveis, os negócios convertem suas contas a receber em dinheiro fazendo parceria com uma empresa de factoring.

O QUE É FACTORING DE RECEBÍVEIS?

Factoring de recebíveis é um tipo de financiamento comercial ideal para empresas que emitem muitas faturas. O factoring de recebíveis fornece capital de giro de curto prazo para empresas, cedendo as faturas para um credor. Isso significa que os compradores cujas faturas foram antecipadas pagarão suas faturas para uma empresa de factoring e não para a empresa onde efetuaram a compra.

Após a aprovação, uma empresa de factoring de recebíveis paga uma porcentagem do valor das faturas para a empresa contratante.

A WEEL trabalha diferente das empresas de factoring tradicionais, fornecendo uma experiência online, uma taxa de juros única de acordo com a situação financeira da empresa e jamais entrando em contato com os clientes da empresa contratante.

COMO FUNCIONA O
FACTORING DE RECEBÍVEIS
São necessários 4 passos para começar a fazer factoring de recebíveis:

Depois que você identificar uma empresa de factoring para cooperar, terá que passar por um processo de solicitação. Muitas firmas de factoring exigem que você venda todas ou muitas das suas faturas a receber.

Depois que você enviar uma fatura para factoring, o credor determinará se você se encaixa dentro dos critérios para receber financiamento. Eles fazem isso analisando os clientes que você está faturando para medir a solvência deles. Se a empresa de factoring aprovar a sua fatura, você assinará um acordo de financiamento. Esse acordo de financiamento determina o seu limite (quanto dinheiro a empresa de factoring emprestará para você) e a sua taxa (a taxa de juros e os termos do seu empréstimo de curto prazo).

Depois que você vender e ceder faturas para uma empresa de factoring, ela pagará adiantado uma porcentagem do valor das faturas. Esse adiantamento inicial geralmente é de 80% do valor das suas faturas.

Nesse momento, a empresa de factoring pode enviar um aviso para seus clientes de que as faturas deles foram cedidas para a empresa de financiamento. Ou eles podem pedir que você faça isso. O factoring é muito comum em algumas indústrias e esse é o padrão.

Se factoring de recebíveis não for uma prática comum na sua indústria, você pode preferir trabalhar com a Weel, que não exige nenhuma comunicação com seus clientes.

Seu cliente pagará à empresa de factoring de acordo com os termos da fatura. Pagamentos atrasados geralmente resultam em multas, que podem ser cobradas do comprador ou vendedor. Se os pagamentos não forem recebidos integralmente, geralmente o vendedor é considerado responsável. O vendedor pode então pagar à vista ou com outras faturas a uma taxa mais alta.

Quando o seu cliente pagar a empresa de factoring, ela enviará ao seu negócio o valor restante das faturas que você cedeu, menos as taxas deles.

OS CUSTOS DO FACTORING DE RECEBÍVEIS

Factoring de recebíveis é uma boa solução para empresas que vendem para outras empresas usando faturas. Há várias taxas associadas com o factoring de recebíveis. Os dois custos mais importantes a considerar são a taxa de factoring (ou desconto) e os termos da fatura.

Taxa de factoring (ou taxa de desconto): Essa taxa é como uma taxa de juros e é o custo primário do empréstimo. Tipicamente ela é cobrada semanalmente ou mensalmente. Empresas de factoring de recebíveis podem oferecer taxas melhores se você financiar mais faturas.

Termos do período de factoring: Empresas de factoring de recebíveis consideram o período de tempo que você dá para seus clientes pagarem. Já que a taxa de factoring (ou desconto) é cobrada semanalmente ou mensalmente, seus custos totais de factoring de recebíveis são maiores dependendo das datas de cobrança das faturas.

COMO ESCOLHER UMA EMPRESA DE FACTORING DE RECEBÍVEIS

Existem opções de empresas de factoring de recebíveis para escolher. Muitas indústrias têm firmas de financiamento especializadas em fornecer capital.

Um dos motivos pelo qual muitos negócios não consideram o factoring de recebíveis é que eles não querem que uma empresa de financiamento entre em contato com seus clientes. Algumas empresas de factoring exigem interação com seus clientes e não há alternativa. A WEEL não entra em contato com seus clientes e trabalha diretamente com a sua empresa, oferecendo uma maneira discreta de ajudar com seu fluxo de caixa.

O QUE É NECESSÁRIO PARA PEDIR FACTORING DE RECEBÍVEIS

A empresa de factoring analisa uma variedade de fatores para determinar se oferecer financiamento ao seu negócio:

Sua base de clientes: Quando uma empresa de factoring analisa o seu negócio, está interessada primariamente no histórico de reembolsos dos seus clientes. A empresa também analisará o histórico de pagamentos atrasados no seu livro de contas a receber.

Seu histórico pessoal e comercial: A maioria das empresas de factoring também vai avaliar a sua empresa. Elas buscarão por problemas de atraso nos impostos, contabilidade ou estruturais. Depois de analisar a sua firma, elas também analisarão as suas finanças pessoais. Elas querem saber mais sobre a sua experiência profissional e estão em busca de falências, processos e penhores.

Quais documentos e informações são necessários para receber factoring de recebíveis

01
Relatório de contas a receber / vencimento de dívidas:
Empresas de factoring de recebíveis exigem informações detalhadas sobre as suas faturas atuais e mais recentes.
02
Documentos comerciais e bancários:
Você precisará enviar alguns documentos comerciais para que a empresa de factoring possa verificar a identidade do seu negócio. Empresas de factoring brasileiras pedem muitos dados bancários (na WEEL, não exigimos isso).
03
Solicitação de factoring:
Para obter o factoring de recebíveis, a empresa de financiamento pedirá que a sua empresa preencha uma solicitação. Esse formulário tem perguntas objetivas como o nome da sua empresa, CNPJ e os nomes e informações de contato de todos os diretores da empresa. Você também vai precisar incluir informações sobre os seus recebíveis aqui.

QUANTO TEMPO DEMORA PARA
RECEBER FACTORING DE RECEBÍVEIS

Deficiências de fluxo de caixa de curto prazo podem ser muito estressantes. Empresas que usam factoring de recebíveis esperam receber financiamento rápido para poder pagar seus funcionários e continuar funcionando. O processo tradicional de factoring de recebíveis pode demorar semanas para ser concluído. Isso significa que qualquer mudança — como aumento do limite de crédito ou taxas — também pode demorar semanas. A tecnologia avançada da WEEL permite que empresas recebam financiamento com apenas 1 dia útil de espera.

Para saber se a sua empresa está qualificada para receber financiamento, entre já em contato com a WEEL

Experimente grátis

Já possui uma conta na WEEL? Entrar