WEEL e Activas: capital de giro sem complicação para a Indústria Plástica

Nada como a sinergia de metas para concretizar parcerias que trazem benefícios para todas as partes. No recente acordo firmado entre a Activas, uma das maiores distribuidoras de resinas do país, e a WEEL, startup financeira que oferece capital de giro online para pequenas e médias empresas brasileiras por meio da antecipação de recebíveis, nada menos do que 7 mil pequenos e médios transformadores de plástico serão beneficiados. O objetivo de WEEL e Activas com essa iniciativa é um só: estimular a solidez financeira e ampliar as oportunidades de negócios e de crescimento de PMEs do setor plástico.

Esta parceria, inédita no mercado nacional, foi amplamente comemorada em uma reportagem exclusiva publicada pela revista Plásticos em Revista. Segundo o texto, os transformadores de menor porte conquistaram, a partir de agora, acesso a capital de giro de uma forma que nunca sonharam desfrutar. “Nestes últimos anos de crise, muitas empresas carentes de capital de giro para para rodar a operação pressionaram seus fornecedores para estenderem as condições de pagamento. Elas saíram do tradicional 28/35/42 Dias da Data Líquida (DDL) para muitas vezes chegarem a 120, forçando transformadores pequenos a médios a financiarem seu cliente, o que afeta duramente o fluxo de caixa deles”, declarou o CEO da Activas, Laércio Gonçalves, à publicação.

A antecipação de recebíveis é uma modalidade financeira em pleno crescimento no Brasil, especialmente entre pequenos e médios negócios. Realizada pela WEEL de forma digital, rápida e desburocratizada, e caracterizada pela inexistência de dívidas e parcelas – uma vez que a operação simplesmente antecipa valores futuros –, ela permite que a empresa receba, no momento que lhe é mais adequado, valores de vendas já faturadas.

No segmento de plástico, essa oportunidade é especialmente valiosa, uma vez que pequenos e médios transformadores têm enfrentado diversos desafios financeiros, como a volatilidade e reajustes inesperados nos preços das resinas. Em um momento como o atual, em que a indústria brasileira precisa lutar contra o acesso caro e burocrático a capital de giro, com alta inadimplência, o modelo da WEEL permite a obtenção de tarifas justas e uma agilidade nunca antes vista no país.

“A arquitetura de nossa plataforma digital, construída com base em Inteligência Artificial, nos permite precificar a relação entre cedente e sacado de forma individualizada, evitando a necessidade de um prêmio de risco para operações diferentes entre si”, explica o Diretor de Crescimento da WEEL, Nathan Yoles. Ou seja: cada fatura recebe uma avaliação diferenciada, baseada na segurança da operação. E tudo de forma simples e sem “economês”, por meio de um sistema de fácil utilização.

Simcha Neumark, CEO da WEEL, comemorou a parceria. “É inaceitável que uma das maiores indústrias do país ainda não pudesse contar com um parceiro financeiro comprometido com seu crescimento. Estamos felizes por fazermos parte dessa fórmula inovadora, que fortalece a todos os lados envolvidos”, declarou o fundador da WEEL.

Como funciona a antecipação na plataforma WEEL?

Com total segurança, o gestor da empresa acessa diretamente a plataforma da fintech via web por meio de uma senha de segurança, ou através dos principais sistemas de gestão (ERPs) para PMEs do mercado, e registra as faturas que pretende antecipar em um formulário digital. As informações dos sacados e do emissor das faturas são checadas pela plataforma WEEL, que em questão de minutos disponibiliza as cotações das notas fiscais já aprovadas.

A utilização da plataforma é totalmente gratuita – somente sobre  as operações efetivamente realizadas incidem taxas, que são previamente calculadas e exibidas na tela da plataforma. Esse valor é calculado de acordo com dados de sacado e cedente, recolhidos automaticamente pela plataforma WEEL em cerca de 15 mil pontos de informação diferentes, tais como cartórios, redes sociais etc.

Dessa forma, a antecipação pode ser realizada em poucos minutos e o valor é transferido para a conta corrente do cliente até no mesmo dia da solicitação (dependendo do horário em que é realizada).

Sobre a WEEL

Com escritório em São Paulo, a WEEL mantém um laboratório de inteligência artificial e tecnologia operacional em Israel, cuja equipe é composta por cientistas de dados egressos de instituições como MIT, American Express e universidades de ponta de Israel, Europa e EUA. Seu centro de P&D dedica-se ao desenvolvimento de algoritmos de risco, aprendizado profundo de máquina e análise de big data aplicada à análise, seleção, validação e precificação dinâmica de recebíveis.

Em operação desde 2016, a WEEL utiliza estas tecnologias para produzir ofertas de capital de giro instantâneas para as PMEs brasileiras através de uma interface gratuita e intuitiva. A WEEL firmou parcerias estratégicas com empresas de software de gestão que abrangem milhares de usuários empresariais em todos os segmentos da indústria, incluindo SAP Business One, Omie, ERPFlex e Arquivei.

Convidamos você a conhecer nossa plataforma e realizar uma simulação gratuita por meio do endereço www.weel.com.br