Vantagens das Fintechs de antecipação de recebíveis para seu negócio

Você já pensou em contratar Fintech de antecipação de recebíveis para fomentar seu negócio de forma barata e veloz? Talvez não. De fato, alguns gestores ainda relutam em utilizar tais serviços, já que tantos mitos rondam a relação dessas empresas com o mercado, seja por sua semelhança com as factorings tradicionais, seja pelo fato de serem empresas jovens e altamente tecnológicas.

Entretanto, está na hora de você saber que trata-se de uma alternativa desburocratizada, digital, segura e benéfica especialmente para pequenas e médias empresas, já que pode oferecer um olhar individualizado para cada organização.

Investir para buscar diferenciais

Se levarmos em conta que a concorrência em todos os setores está a cada dia mais acirrada, investir na empresa é necessário para criar diferenciais que possam ajudá-la a estabelecer-se em uma posição de destaque. Há gestores que têm essa consciência, mas simplesmente não sabem ao certo como buscar recursos de forma saudável de forma a colocar esse plano de crescimento em prática.

Você, que entende a importância de injetar recursos para impulsionar seu negócio, mas ainda tem dúvidas se é mesmo o caso de fazê-lo por sua empresa, continue a leitura. Listamos abaixo algumas das principais situações nas quais a antecipação de recebíveis é a melhor alternativa para o seu negócio.

Quando o capital de giro é insuficiente para demandas imediatas

Muitas vezes, o capital de giro da empresa não é suficiente para realizar os investimentos e negociações necessários para custear uma nova etapa de crescimento. Isso não significa necessariamente que existe um problema financeiro: as vendas a prazo são inevitáveis e, muitas vezes, o prazo entre a entrega da mercadoria e o recebimento do pagamento causa esse lapso no fluxo de caixa. Portanto, não é justo considerar que se trate de falta de recursos próprios.

O serviço de antecipação de recebíveis oferece uma solução fácil para essa questão, uma vez que, utilizando-o, é possível obter imediatamente recursos que só entrariam no caixa tempos mais tarde, na data de pagamentos oriundos dos clientes. Todos os gestores experientes sabem: recursos extras são importante em momentos diferentes da gestão. Alguns exemplos são: quando você pode receber um bom desconto mediante um pagamento que realiza à vista ou quando faz sentido comprar excedente de matéria-prima para aproveitar uma oferta ou para atender a um novo cliente.

Quando faltam recursos para investir em crescimento

Toda empresa precisa crescer. Manter-se por anos no mesmo patamar pode fazer com que você perca espaço para empresas que acabaram de surgir. É por isso que a ampliação na produção e o lançamento de novos produtos e serviços devem ser uma constante. Para isso, entretanto, é necessário investir. Haverá momentos nos quais novos equipamentos serão necessários. Em outros, campanhas de lançamento ou divulgação se tornarão indispensáveis – e eles custam um valor que nem sempre está disponível em caixa.

O recurso proveniente da antecipação permite que você disponha de um montante extra imediato para atender a essas demandas. Pagar uma taxa pela operação de antecipação de recebíveis e contar com o retorno de um investimento bem feito certamente será muito mais benéfico para a sua empresa do que deixar de utilizar o serviço e perder essa oportunidade de investimento.

Quando surge a necessidade de negociações estratégicas

Especialmente em momentos de crise como o atual, muitos fornecedores oferecem descontos interessantes para quem faz pagamentos à vista. Tal alternativa é realmente vantajosa, mas acaba se tornando inviável para empresas que não contam com recursos imediatos em caixa. O gestor geralmente precisa esperar o pagamentos de clientes para poder pagar seus fornecedores. Sem fluxo de caixa, o resultado é que perdem muitas oportunidades de obter descontos.

Quando surgem casos de inadimplência por parte dos clientes, a situação se agrava. Afinal, o valor com o qual você contava para arcar com seus compromissos simplesmente não entrou em conta no prazo esperado. Os serviços das Fintechs podem livrá-lo desse transtorno, já que a antecipação permitirá que você, mediante o pagamento de uma baixa taxa de operação, receba rapidamente com o valor em conta.

Quando surge uma situação de urgência

Todo empreendimento está sujeito a situações de urgência. A manutenção de um equipamento importante ou mesmo a contratação de mão de obra extra para suprir uma demanda com prazos curtos pode acontecer justamente naquele mês em que você tem poucos pagamentos de clientes previstos (mas tem boas entradas previstas para os meses seguintes).

Deixar de atender a essas demandas implica na perda de negócios importantes e, muitas vezes, de clientes e da credibilidade que conquistará em consequência dessa atitude. Antecipar recursos com Fintechs permite solucionar essas urgências e usufruir das vantagens dessa solução imediatamente. Por se tratar de uma operação realizada com base em seus próprios recursos próprios (ou seja, boletos que você já emitiu contra seus clientes), sua renda não fica comprometida nos próximos meses, diferentemente do que acontece com as parcelas mensais dos empréstimos convencionais.

Quando você quer manter a qualidade de produtos e serviços

Manter a alta qualidade dos produtos e serviços oferecidos também demanda investimentos. Isso acontece porque tal fator depende de recursos humanos existentes na empresa. A retenção de talentos e a satisfação dos colaboradores estão diretamente ligadas à questão da qualidade. Ações motivacionais, afinal, demandam investimentos.

Por outro lado, a escassez no capital de giro pode ser emocionalmente prejudicial ao próprio gestor. Trabalhar o tempo todo sob pressão, sem saber ao certo qual é a melhor forma de empregar os recursos disponíveis (já que é necessário definir prioridades), pode deixá-lo mais propenso a decisões equivocadas ou ineficazes. É dessa forma que um capital de giro suficiente para suprir todas as demandas influencia na tomada de decisão e, consequentemente, na relação da empresa com o consumidor.

Como se pode ver, contratar uma Fintech de antecipação de recebíveis é uma decisão inteligente que permite “turbinar” o fluxo de caixa da empresa e obter recursos para demandas imediatas. Dessa forma, você ganha um novo fôlego para fortalecer as relações com o mercado de modo geral.

Existem hoje, inclusive, empresas que oferecem os serviços de antecipação de maneira totalmente informatizada. Nelas, basta apenas um computador com acesso à internet para se realizar todas as transações, sem nenhuma barreira geográfica ou de horário. Tratam-se de plataformas online que, com poucos cliques, permitem a obtenção dos recursos da antecipação de recebíveis diretamente na conta corrente da sua empresa. Para quem busca uma alternativa prática e eficiente, elas são a opção ideal.

Se você passa por uma das situações acima ou simplesmente deseja reforçar o fluxo de caixa da sua empresa, acesse o site da WEEL e conheça agora mesmo nossos serviços.