Saiba como escolher plataformas seguras de crédito e de antecipação de recebíveis

As plataformas de operações financeiras digitais têm se consolidado, no Brasil e no mundo, como a opção mais segura para os dois lados da transação, ou seja, clientes e instituições. Isso acontece pois todo o tratamento das informações, a análise de risco e a decisão final da liberação da operação é feito automaticamente. A “máquina”, desenvolvida para não tolerar riscos, decide.

Não apenas isso: a oferta de serviços digitais diminui o custo da operação e também garante acesso a clientes em qualquer localidade. Ou seja, já não é necessário contar com uma agência bancária na região. Esse aspecto é importantíssimo para a democratização de serviços financeiros em países que, como o Brasil, apresentam dimensões continentais.

Isso acontece, no entanto, no caso de empresas confiáveis. Neste post, você saberá mais sobre essas operações digitais, as vantagens das plataformas virtuais e receberá dicas valiosas para evitar empresas fraudulentas. Confira.

 

O que é o empréstimo digital e a antecipação de recebíveis online?

O empréstimo digital é uma solicitação de crédito realizada por meio da internet. Já a antecipação de recebíveis é uma operação em que o solicitante recebe antecipadamente o montante de faturas com data futura de vencimento. Para realizá-los, basta um computador e acesso à internet para que o usuário se cadastre e solicite o serviço de forma simplificada. Além disso, o processo de avaliação e aprovação é mais rápido e menos burocrático.

Em relação à segurança, a opção de solicitar serviços virtualmente representa uma evolução em relação aos pedidos convencionais e manuais. No entanto, ser digital não quer dizer segura: ainda é preciso tomar determinadas precauções para não sofrer golpes associados às operações pela internet.

 

Quais as vantagens das plataformas digitais?

Em primeiro lugar, evitar as filas é um bom motivo para testar as plataformas digitais. O fato de utilizar pouca força de trabalho humana (para realizar atendimento, análise de risco etc.) também barateia a operação.

Além disso, há um nível de segurança mais elevado na opção virtual, em função da tecnologia aplicada às plataformas digitais para garantir confiança a seus usuários e defender a própria empresa de operações fraudulentas.

As plataformas são desenvolvidas por cientistas de dados que têm, entre suas principais funções, detectar fraudes e reforçar as defesas do sistema (e consequentemente do usuário) contra invasões e ataques virtuais. As melhores empresas aplicam em sua operação as melhores práticas de segurança digital.

Do mesmo modo, o processo de empréstimo digital ou de antecipação de recebíveis é analisado por máquinas que utilizam tecnologia de ponta e conseguem analisar friamente os números — o que, além de conferir segurança às operações, ainda agiliza o processo, já que a análise de cada situação torna-se bem mais rápida, muitas vezes até instantânea.

 

Como se prevenir contra golpes?

Pesquisar a plataforma escolhida é fundamental para garantir sua própria segurança. É muito fácil localizar opiniões de outros usuários na web e aproveitar sua experiência com a empresa.

Não realize pagamentos antecipados

É importante esclarecer que as instituições financeiras e as fintechs em geral não exigem nenhuma espécie de pagamento antecipado para viabilizar as operações. Esse é justamente o procedimento mais comuns no caso de golpes virtuais.

 

Como conferir a segurança do site?

É uma boa medida conferir as diferentes seções da plataforma, como a política de privacidade e os termos de uso. Sites fraudulentos contêm informações pouco compreensíveis e mal escritas – eles estão em busca de usuários desatentos.

Verifique o certificado de segurança informado pela empresa

De forma geral, as páginas fraudulentas não apresentam uma imagem de um cadeado verde fechado que figura em todos os sites de confiança — o certificado de segurança.

Esse símbolo é uma importante forma de identificar sites não autorizados, já que ele só é conferido a páginas que passam por processos rigorosos de auditoria e certificação para se legitimarem como instituições credenciadas a realizar operações financeiras.

Seguindo esses cuidados simples, você garantirá a segurança de suas operações virtuais. Para conhecer outros temas ligados a empréstimos digitais ou à antecipação de recebíveis, como a realizada pela WEEL, confira nosso https://weel.com.br/blog/