Revista PEGN recomenda WEEL para pequenas e médias empresas que desejam antecipar recebíveis
14 de novembro de 2019 | Geral, Notícias | VoltarRevista PEGN recomenda a WEEL para pequenos e médios empresários que desejam antecipar recebíveis
Confira o texto completo da matéria escrita pelo jornalista Bruno de Lima para a Revista PEGN.
“Esta fintech de antecipação de recebíveis promete te dar crédito em até 55 segundos
A Weel, fundada pelo empreendedor Simcha Neumark, usa integrações com sistemas de gerenciamento de crédito e inteligência artificial para realizar uma análise de crédito rápida
Fundada em 2014, a Weel nasceu com uma proposta ousada: facilitar o acesso do pequeno empreendedor ao capital de giro. Segundo Simcha Neumark, CEO e fundador da empresa, a ideia é dar para os donos de negócios uma agilidade e taxas não encontradas em instituições financeiras tradicionais.
A premissa é fácil de se entender. Neumark usa como exemplo um negócio especializado na venda de cadeiras. “O cliente só vai pagar pelas cadeiras em 120 dias, mas o empreendedor tem contas que precisam ser pagas agora”, diz.
Nesse caso, seria necessária uma forma de antecipar o recebimento desse dinheiro para quitar dívidas com fornecedores, por exemplo.
Uma das opções seria buscar esse capital em bancos, mas Neumark conta que muitas vezes o processo de aprovação de crédito demora muito – sem contar com os prazos curtos e taxas de juros altas. É aí que a Weel entra.
Modelo de negócios
Filho de empreendedores, Neumark se inspirou após observar a rotina administrativa do negócio de seu pai, que tinha uma empresa de vestuário. “Ele me contou sobre o sistema de nota fiscal eletrônica. Percebi que, além de simplificar muita coisa, essa era uma plataforma de análise de dados muito interessante.”
O modelo de negócios da Weel foi montado em cima dessa percepção. A fintech trabalha integrada com sistemas de gerenciamento de crédito. Nesses sistemas, informações como o volume de capital movimentado pela empresa já ficam disponíveis conforme o cliente realiza vendas e emite notas ficais. O que a plataforma faz é usar a inteligência artificial (IA) para analisar e processar esses dados.
Dessa forma, assim que uma venda é realizada, a Weel já consegue visualizar a capacidade de pagamento do empreendedor e oferecer uma linha de crédito que se adeque ao seu perfil. “Conseguimos dar crédito em até 55 segundos. Bancos demoram, em média, até 5 dias”, diz.
Segundo ele, a plataforma não segue o mesmo calendário que agências bancárias, que costumam fechar aos finais de semana e feriados. Por ser um serviço digital, o empreendedor tem a fintech à disposição a qualquer momento.
De Israel para o mundo
Simcha Neumark viu sua vida mudar após um incidente. Certo dia, enquanto viajava, a turbina do seu avião explodiu. Esse evento o fez ficar muito religioso e começar a indagar as decisões que tomava.
Depois desse momento, o empreendedor promoveu mudanças radicais em sua vida. Ele se mudou para Israel, onde fundou a Weel em parceria com Shmuel Kalmus e Russel Weiss. Desde então, a fintech chamou atenção de investidores, captando mais de US$ 44 milhões (aproximadamente R$ 183 milhões) de empresas como o fundo de investimentos Franklin Templeton, Citibank e Banco Votorantin.
Atualmente, a empresa conta com mais de 2,5 mil clientes ativos na plataforma. De acordo com Neumark, agora o desafio é gerir o rápido crescimento da ferramenta. “Para conseguir suprir a demanda, estamos procurando diversos parceiros.””
Reportagem originalmente publicada pelo jornalista Bruno de Lima na Revisa PEGN neste link.

Escrito por Rogério Barros
Content & SEO Manager da WEEL. Integrante do time de Marketing da nossa fintech, é um entusiasta do universo de gestão financeira B2B. Para parcerias entre blogs, envie um e-mail para rogerio.barros@weel.com
Artigos relacionados

Nova funcionalidade: importação automática de NF-e na plataforma de crédito para empresas da WEEL
08 / 12 / 2020 | Blog, Geral, Geral, ProdutoÍndice do Conteúdo1 O que é a plataforma de crédito para empresas da WEEL?2 O que a sua empresa precisa para se cadastrar na plataforma da WEEL?3 Quais (...)
Leia Mais
Nova funcionalidade: importação automática de NFS-e na plataforma de crédito para empresas da WEEL
07 / 12 / 2020 | Blog, Geral, Geral, Parcerias, ProdutoÍndice do Conteúdo1 O que é a plataforma de crédito para empresas da WEEL?2 O que a sua empresa precisa para se cadastrar na plataforma da WEEL?3 Quais (...)
Leia Mais
Golpe do empréstimo para pessoa física ou jurídica: saiba o que é, como se prevenir e como denunciá-lo
27 / 10 / 2020 | GeralSe você está em busca de um empréstimo para pessoa física, é importante ficar alerta e saber se prevenir para não cair em golpes de crédito. Algumas empresas (...)
Leia Mais
0 Comentários
Os comentários estão fechados.