Mas o que são sacado e cedente?

Antes de explicarmos o que é e quais são as diferenças entre o sacado e o cedente, é importante que você saiba qual é a forma de pagamento que liga essas figuras tão presentes e termos tão citados no setor financeiro.

Na venda de produtos ou na prestação de serviços o pagamento pode ser feito por diversos meios de pagamento – tais como cartão de crédito ou de débito, cheque, dinheiro ou boleto bancário. Este último é um dos meios mais comuns e populares no Brasil. 

É comum que as pessoas tenham dúvida e não saibam identificar o que é o sacado e o que é o cedente no boleto bancário, por isso decidimos criar este artigo para esclarecer qualquer dúvida possível em relação a este ponto.

Por definição, o boleto bancário é um título de cobrança que pode ser pago em qualquer instituição financeira ou estabelecimento conveniado – nos bancos, via internet banckings ou nas caixas lotéricas, por exemplo – até a data de vencimento indicada no documento.

Segundolevantamento do E-commerce Brasil com o SEBRAE, 75% dos consumidores optam pelo boleto bancário como opção de pagamento devido às baixas taxas cobradas e a facilidade de emissão. 

Dados da FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) revelam ainda que são gerados cerca de 3,6 bilhões de boletos anualmente no Brasil.

Mesmo sendo um meio de pagamento tão comum, há duas definições importantes que envolvem o boleto bancário, mas que ainda são confundidas: o sacado e o cedente.

Nos tópicos a seguir, confira as definições exatas desses termos e saiba quais são as responsabilidades específicas atribuídas à figura do sacado e à figura do cedente. Vamos tirar todas as suas dúvidas aqui neste conteúdo.

O que é sacado?

De forma prática e direta, o sacado – que também pode ser chamado de pagador – é quem paga o boleto relativo à aquisição de um produto ou serviço. Dessa forma, o sacado poderá ser uma instituição financeira, cliente ou consumidor. Ou seja, uma pessoa jurídica ou pessoa física.

Por exemplo, ao analisar um boleto bancário, é ele que tem seus dados pessoais impressos, tais como nome, CPF e endereço. 

Leia também: O que é Concentração de Sacados?

O que é cedente?

O cedente – que também pode ser chamado de beneficiário do boleto – é quem receberá os recursos do pagamento do boleto referente à prestação do serviço ou à venda de um produto. Ou seja, quem receberá o valor estabelecido no boleto após o pagamento.

Assim como o sacado, o cedente também poderá ser uma pessoa jurídica ou pessoa física uma vez que, atualmente, ambas podem emitir boletos relativos à comercialização ou prestação de seus produtos ou serviços.

Confira alguns exemplos práticos e entenda quem seria o sacado e quem seria o cedente

Para que você saiba como identificar quem é o sacado e quem é o cedente de forma prática e rápida em qualquer situação e, assim, possa realizar com mais convicção os pagamentos de boletos ou orientar o seu setor financeiro em relação a estas nomenclaturas, vamos dar alguns exemplos práticos e possíveis a seguir.

1º exemplo: sacado e cedente em uma situação Business to Business (B2B)

Vamos supor que a sua empresa – ou seja, uma pessoa jurídica (PJ) – assina um plano mensal de um software de gestão empresarial para acompanhar o seu fluxo de caixa, organizar suas contas a pagar e automatizar seus processos. Você ou o seu gerente financeiro terão que, mensalmente, pagar um boleto para poder utilizar o software, certo? Esta é uma relação financeira B2B – entenda mais sobre o termo Business-to-Business.

Entenda quem é o sacado e quem é o cedente nesta situação hipotética:

  • Sacado: a sua empresa, assinante do software;
  • Cedente: o software de gestão empresarial.

2º exemplo: sacado e cedente em uma situação Business to Consumer (B2C)

Digamos que, neste exemplo, a sua empresa é uma loja de roupas femininas que vende suas peças em um domínio de comércio eletrônico – vendas online, via e-commerce – e aceita, exclusivamente, pagamentos via boleto bancário. Ou seja, para adquirir uma peça de roupa, a cliente deverá escolher a peça no site, colocá-la no carrinho, fazer o download do boleto e pagá-lo dentro do prazo estabelecido. Esta é uma relação financeira B2C – entenda mais sobre o termo Business-to-Consumer. 

Agora saiba quem é o sacado e quem é o cedente nesta situação hipotética:

  • Sacado: o cliente que deseja adquirir uma peça e que irá pagar o boleto gerado e-commerce;
  • Cedente: a sua loja online de roupas femininas.

Este conteúdo conseguiu esclarecer as suas dúvidas em relação às definições de sacado e cedente? Caso queira compartilhar sua opinião sobre o conteúdo ou ainda tenha algum questionamento em relação às definições ou sobre o que estas figuras fazem e representam, você pode consultar um dos nossos especialistas agora mesmo. A WEEL está à disposição para atender e tirar todas as suas dúvidas em relação a este e qualquer outro assunto.