O que é Spread Bancário?
3 de fevereiro de 2019 | Banco de palavras, Geral | VoltarO que é Spread Bancário?
Em poucas palavras, spread é a diferença entre o juro que você paga ao banco quando toma um empréstimo e aquele que ele paga a você quando investe seu dinheiro. Por exemplo, o banco pode pagar 10% de juros quando você aplicar recursos em renda fixa, mas cobrará de você 20% para conceder um empréstimo pessoal.
O spread é composto por diferentes encargos. Um de seus principais componentes é a taxa de inadimplência, uma reserva que protege o banco dos calotes. Outros custos embutidos são encargos, impostos diretos, lucro etc.
O spread no Brasil é um dos mais altos do mundo principalmente por dois motivos: 1) Ele acompanha a taxa básica de juros (bastante alta em relação a outros países); 2) Sobre ele incidente um percentual elevado de proteção ao risco de inadimplência no país, infelizmente bastante elevado.

Escrito por agenciacanna
Content & SEO Manager da WEEL. Integrante do time de Marketing da nossa fintech, é um entusiasta do universo de gestão financeira B2B. Para parcerias entre blogs, envie um e-mail para rogerio.barros@weel.com
Artigos relacionados

Nova funcionalidade: importação automática de NF-e na plataforma de crédito para empresas da WEEL
08 / 12 / 2020 | Blog, Geral, Geral, ProdutoÍndice do Conteúdo1 O que é a plataforma de crédito para empresas da WEEL?2 O que a sua empresa precisa para se cadastrar na plataforma da WEEL?3 Quais (...)
Leia Mais
Nova funcionalidade: importação automática de NFS-e na plataforma de crédito para empresas da WEEL
07 / 12 / 2020 | Blog, Geral, Geral, Parcerias, ProdutoÍndice do Conteúdo1 O que é a plataforma de crédito para empresas da WEEL?2 O que a sua empresa precisa para se cadastrar na plataforma da WEEL?3 Quais (...)
Leia Mais
Golpe do empréstimo para pessoa física ou jurídica: saiba o que é, como se prevenir e como denunciá-lo
27 / 10 / 2020 | GeralSe você está em busca de um empréstimo para pessoa física, é importante ficar alerta e saber se prevenir para não cair em golpes de crédito. Algumas empresas (...)
Leia Mais