O que é NF-e?

 A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é a versão digital da nota fiscal tradicional. Empresas e profissionais liberais (pessoa jurídica), ao venderem um produto ou prestar um serviço, são obrigados a emitir nota fiscal, um documento que equivale a um recibo o qual comprova a transação e no qual se calcula os impostos incidentes.

A não emissão da nota fiscal é considerada sonegação fiscal. A diferença entre a nota fiscal comum e a eletrônica é o meio de emissão. Ambas precisam conter informações da transação comercial realizada, que incluem os dados da empresa, descrição detalhada dos produtos ou serviço, data e horário, valor, a forma de pagamento, impostos e tributos, informações de identificação do cliente e, em alguns casos, dados da transportadora (em caso de compras pela internet). A NF-e, contudo, é emitida 100% pela internet, o que facilita o processo, ajuda reduzir erros no processo e evita a sonegação fiscal.

Para emitir a NF-e, a empresa precisa estar habilitada na Secretaria da Fazenda, na prefeitura e, na maioria dos casos, possuir um certificado digital.

Os processos para Microempreendedores Individuais (MEIs), microempresas e companhias de pequeno, médio e grande porte são diferentes. Negócios mais complexos precisam do auxílio de um contador. É obrigatória a emissão da nota fiscal eletrônica para empresas de portes grande, médio e pequeno. Esta foi a forma encontrada pelo governo para erradicar a sonegação fiscal, e o Brasil é o único país no mundo a contar com ela até o momento.