O que é Inteligência Artificial?

Inteligência Artificial (Artificial Intelligence, em inglês) é um ramo de pesquisa da Ciência da Computação que se ocupa em desenvolver mecanismos e dispositivos tecnológicos capazes de simular o raciocínio humano. O objetivo central das pesquisas relacionadas à Inteligência Artificial é fazer com que os computadores possam “pensar” exatamente como os humanos, criando análises, obtendo respostas para diferentes situações, descobrindo e aplicando padrões de comportamento etc. Com uma diferença importante: o computador é muito mais preciso e ágil no processamento de informações, e capaz de lidar com gigantescos volumes de dados (Big Data), atividade impossível para um ser humano.

A Inteligência Artificial já está sendo aplicada em diferentes áreas. Alguns exemplos de fácil compreensão são o reconhecimento facial em fotografias (que estão disponíveis em redes sociais como o Facebook) e o processamento de voz, já amplamente utilizado pelo Google e pelo Siri (iPhone).

Na área de crédito, a Inteligência Artificial permite a análise instantânea de avaliação de risco e análise de perfil, entre outros. Além de fornecer segurança às operações, garante rapidez e precisão nas decisões de crédito. Atualmente, todos os grandes bancos investem esforços em implantar a Inteligência Artificial em todas as suas frentes de atuação.