Definição de Fomento Mercantil

De uma forma geral, fomento quer dizer estimular, incentivar, apoiar e sustentar o crescimento de algum setor ou empresa. Fomentar o empreendedorismo”, portanto, significa criar um ambiente propício para que as ideias sejam transformadas em negócios de forma que a empresa se desenvolva e, consequentemente, empregue mais pessoas e colabore com o giro da economia.

Ao analisar os termos do setor financeiro, podemos perceber que o substantivo “fomento” também pode aparecer atrelado ao adjetivo “mercantil”: fomento mercantil.

Inclusive, levando em consideração as operações e particularidades deste setor, para que não haja qualquer confusão ao se deparar com outras possíveis aplicabilidades deste termo, é importante que você tenha em mente que o termo fomento mercantil também pode ser chamado de fomento comercial ou factoring.

Ao decorrer da vida de qualquer empresa, é provável que ela se depare com alguma dificuldade em relação à manutenção do seu fluxo de caixa e à entrada a curto prazo dos créditos relativos às prestações de serviços ou vendas de produtos que realizou.

Sendo assim, caso sintam alguma necessidade, essa empresa têm a possibilidade de recorrer à antecipação dos seus recebíveis para investir em alguma estratégia específica ou até quitar as pendências e restabelecer a saúde financeira do negócio.

Saiba a linha de crédito para sua operação de antecipação de recebíveis e fomento mercantil

Iremos falar um pouco sobre tudo isso aqui neste conteúdo. Portanto, para tirar todas as suas dúvidas em relação aos métodos de fomentamento mercantil, confira todos os detalhes que envolvem esta operação nos tópicos a seguir:

O que é uma operação de Fomento Mercantil?

O fomento mercantil nada mais é do que uma espécie de venda, à vista, dos direitos creditórios a uma terceira empresa. Em outras palavras, o fomento mercantil é uma operação financeira em que a empresa antecipa os valores dos boletos a receber, que estão divididos em parcelas e seriam pagas pelos clientes da empresa aos poucos.

Destinada exclusivamente para pessoas jurídicas (PJ), sem dúvida é uma alternativa útil para o desenvolvimento de pequenas e médias empresas, também conhecidas como PMEs. É uma operação que dá mais liberdade para elas planejarem e implementarem novas ideias no seu modelo de negócio.

A WEEL — fintech de antecipação de recebíveis 100% digital que tem taxas personalizadas e sem burocracias — é uma dessas empresas que realizam esse processo de factoring. Com ela, a antecipação de recebíveis pode ajudar sociedades empresariais do tipo LTDA, EI, EIRELI, SS, SA, EPP e algumas outras, a terem um controle maior de seus ativos e receberem anteciparem suas notas quando quiserem.

As fintechs de fomento mercantil estão se consolidando no Brasil como ótimas fontes de recursos. Essas empresas de fomento mercantil, por meio de operações online com taxas mais justas e competitivas, estão ajudando a desenvolver o empreendedorismo no país.

Vantagens do Fomento Mercantil

Ter um bom fluxo de caixa e um crédito livre é o sonho de qualquer empresa, não é? Por vezes, esperar longos períodos até que o dinheiro entre no caixa da empresa pode ser prejudicial à estrutura do negócio.

Por isso, com o fomento mercantil (que em inglês se traduz como factoring, como citamos anteriormente), é possível que as empresas se banquem com mais facilidade. Já que:

  1. Irão ter a possibilidade de receber à vista — porém com os encargos descontados — um valor que apenas seria pago pelos seus clientes em 30 ou mais dias;
  2. Livrar-se de taxas abusivas e fixas, economizando e recebendo o máximo possível dos seus adiantamentos por ter condições personalizadas;
  3. Conseguirão equilibrar a folha de pagamento dos seus funcionários, pagar suas dívidas, repôr insumos para seguir com a produção e muito mais;
  4. Se houver um bom planejamento financeiro, não ficarão com dívidas futuras como, geralmente, acontece com as empresas que recorrem às modalidades de empréstimos;
  5. Evitar a burocracia que os bancos atribuem às tentativas de obter crédito empresarial e alcançar seu objetivo de forma rápida e independente.

Com a união de todas essas vantagens e muitas outras, as empresas serão capazes de aumentar e estruturas seu capital de giro.

Quais são as diferenças entre Fomento Mercantil, Factoring e Fomento Comercial?

Na verdade, não há diferença entre esses termos. No fim das contas, os termos fomento mercantil, factoring e fomento comercial representam a mesma coisa: uma operação financeira que serve de combustível para o crescimento de um negócio por meio de antecipações de créditos. 

[Exemplo] Operação de Fomento Mercantil

Após realizar o fechamento da venda de um serviço ou produto, em um contrato de fomento mercantil, a empresa concede os direitos creditórios para a empresa que está realizando a operação de factoring com o objetivo de obter o valor à vista, mas com o desconto de algumas taxas e encargos operacionais. 

Para garantir a segurança da fintech e das empresas que estão interessadas no fomento mercantil, uma série de documentos fiscais são exigidos. Por exemplo documentos como RG, CNH, CIE, a relação de faturamento da empresa, contrato social e alguns outros serão solicitados.

As figuras que compõem este processo são:

  • Fintechs (fomentadora): as fintechs são majoritariamente startups que unem tecnologia e expertises do mercado financeiro para realizar este processo de fomento mercantil de forma desburocratizada, digital e com custos operacionais menores se comparados aos das instituições mais tradicionais;
  • Cedentes (fomentada): é a empresa que oferece seus créditos e notas fiscais eletrônicas (NF-e) com o objetivo de adiantar esses recebíveis, contas a receber mas que já às pertence. Leia nosso conteúdo e saiba tudo sobre os cedentes;
  • Sacados (clientes da empresa fomentada): é a empresa que deverá arcar com os pagamentos das parcelas que serão antecipadas para os cedentes por meio das fintechs. Leia nosso conteúdo e saiba tudo sobre os sacados.

Quais são as diferenças entre o Fomento Mercantil e os Empréstimos Bancários?

É comum que ao entrar em contato com este conceito de fomento mercantil, a princípio os clientes acreditem se tratar de um empréstimo bancário. Este é um pensamento não está correto e pode prejudica a empresa, uma vez que, ao desistir, ela perderá a oportunidade de realizar uma antecipação que pode ajudá-la a evoluir como negócio ou solucionar seus problemas de fluxo de caixa.

A antecipação de recebíveis, esse processo associado ao fomento mercantil, não se trata de um empréstimo pois, como já falamos, as empresas estão adiantando um ativo que já às pertence. Justamente por isso, o risco de inadimplência é nulo. 

Além disso, as taxas de juros dos empréstimos bancários são fixas e, geralmente, bem altas. Diferente de uma operação de fomento mercantil, em que as taxas podem ser personalizadas e mais flexíveis.

Confira nosso conteúdo e esclareça suas dúvidas em relação às diferenças entre antecipações de recebíveis e empréstimos.

Por fim: como fazer uma operação de Fomento Mercantil?

Para realizar um fomento mercantil, geralmente as fintechs têm processos facilitados e mais rápidos se comparados às dos bancos tradicionais. A WEEL, por exemplo, oferece taxas personalizadas e realiza a análise do perfil da sua empresa em menos de 15 minutos.

Confira alguns passos para realizar sua operação de fomento mercantil: 

  1. Crie sua conta: acesse o app da weel, leia os requisitos mínimos e, se sua empresa estiver enquadrada, preencha todos os campos e informações necessárias;
  2. Habilite sua linha: dentro de uma hora, nossa tecnologia de inteligência artificial irá determinar o limite que será disponibilizado e o custo para realizar a antecipação dos seus recebíveis;
  3. Envie suas notas: faça upload dos arquivos XML das suas NFs na plataforma — além das NFs com vencimento futuro, é necessário inserir NFs dos últimos 3 a 12 meses;
  4. Aguarde pela aprovação: após realizar o upload das NFs referentes aos valores que você deseja antecipar, a plataforma irá analisar e validar os dados relativos às notas e aos trâmites financeiros;
  5. Receba seu dinheiro: veja o dinheiro relativo às NFs que forem aprovadas pela plataforma entrar no caixa da sua empresa no mesmo dia, de forma prática, rápida e segura.

Se, mesmo após realizar a leitura deste conteúdo, você ainda ficou com alguma dúvida em relação ao tema e quer tirá-la, clique no banner abaixo e faça o download gratuito do e-book “Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre Antecipação de Recebíveis”:

E-book sobre antecipação de recebíveis para fomento mercantil

Se estiver interessado em iniciar uma operação de fomento mercantil agora mesmo, cadastre-se na plataforma da WEEL e comece a antecipar os recebíveis da sua empresa. Se houver qualquer dúvida, entre em contato com um dos nossos especialistas e explique todos os objetivos e necessidades da sua empresa via chat ou pelo e-mail suporte@weel.com.