O que é Factoring?

26 de julho de 2018 | Banco de palavras | Voltar

O que é Factoring?

Na busca por financiamento, muitas empresas costumam solicitar empréstimos ou linhas de crédito no banco em que possuem conta, adiam o pagamento total da fatura do cartão de crédito corporativo ou “entram” no cheque especial. Uma das alternativas ainda pouco lembrada no Brasil, mas que costuma ser bem mais barata, é a antecipação de recebíveis, ou seja, o adiantamento de um crédito que a empresa vai receber, mas só dali um tempo, tais como vendas parceladas no cartão de crédito, duplicatas de venda a prazo ou cheques pré-datados. As factorings são, portanto, a empresa que disponibiliza esses valores a receber imediatamente para a empresa e fica responsável por receber o crédito dos clientes.

O nome factoring é traduzido do inglês como desconto de títulos, uma atividade de fomento comercial ou fomento mercantil já praticada há tempos, que é reconhecida e registrada nas Juntas Comerciais de todo o Brasil. Para adiantar o dinheiro ao comerciante ou ao industrial, a factoring fica com os títulos de crédito, o que diferencia sua atividade de um simples empréstimo, no qual o banco ou financeira não têm nenhuma responsabilidade sobre os recebíveis da empresa emprestadora. Por seu serviço, a factoring desconta um percentual do valor dos recebíveis na hora em que deposita o crédito na conta do cliente. Essa taxa varia de acordo com o perfil de risco da empresa-cliente. O grande diferencial entre as factorings fica por conta de sua capacidade de avaliação de risco: quanto melhor e mais informatizada, menores serão os juros que a factoring conseguirá oferecer aos seus clientes.

Autor

Escrito por agenciacanna

Content & SEO Manager da WEEL. Integrante do time de Marketing da nossa fintech, é um entusiasta do universo de gestão financeira B2B. Para parcerias entre blogs, envie um e-mail para rogerio.barros@weel.com

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comente
Feedbacks
Ver todos os comentários
trackback

[…] para conquistar a confiança de uma sociedade não acostumada com o arrendamento mercantil, o factoring foi finalmente regulamentado em […]

trackback

[…] Um amigo, sabendo desse impasse, sugeriu que ele procurasse por uma factoring. […]

trackback

[…] O descasamento do prazo médio entre a data em que o dinheiro entra e sai é uma das maiores causas de falência. Muitas vezes, os gestores recorrem às linhas de crédito que têm em mãos, como cheque especial, cartão de crédito corporativo e empréstimos caros nos bancos em que já têm conta. Uma alternativa ainda pouco explorada no Brasil, embora muito popular em outros países, é a antecipação de recebíveis, também conhecida por seu nome em inglês: factoring. […]

Artigos relacionados

Nova funcionalidade: importação automática de NF-e na plataforma de crédito para empresas da WEEL

08 / 12 / 2020 | Blog, Geral, Geral, Produto Separador

Índice do Conteúdo1 O que é a plataforma de crédito para empresas da WEEL?2 O que a sua empresa precisa para se cadastrar na plataforma da WEEL?3 Quais (...)

Leia Mais

Nova funcionalidade: importação automática de NFS-e na plataforma de crédito para empresas da WEEL

07 / 12 / 2020 | Blog, Geral, Geral, Parcerias, Produto Separador

Índice do Conteúdo1 O que é a plataforma de crédito para empresas da WEEL?2 O que a sua empresa precisa para se cadastrar na plataforma da WEEL?3 Quais (...)

Leia Mais
Pessoa pesquisando sobre o risco do golpe do empréstimo para pessoa física para saber como denunciá-lo.

Golpe do empréstimo para pessoa física ou jurídica: saiba o que é, como se prevenir e como denunciá-lo

27 / 10 / 2020 | Geral Separador

Se você está em busca de um empréstimo para pessoa física, é importante ficar alerta e saber se prevenir para não cair em golpes de crédito. Algumas empresas (...)

Leia Mais