O que é empréstimo para empresa online?

Quando uma pessoa ou uma empresa gasta mais do que recebe, o resultado é geralmente um caixa negativo. Uma forma de cobrir esse “gap” é transferir recursos de uma reserva pessoal ou da empresa para a conta deficitária. O empréstimo de terceiros, o empréstimo online e os financiamentos são exemplos de soluções para quem não tem recursos disponíveis ou prefere reservá-los para outros fins.

Entretanto, empréstimos não servem apenas para solucionar problemas financeiros: eles podem ser uma forma eficaz de captar recursos para realizar investimentos e promover o desenvolvimento mais rápido da empresa. Por isso, recorrer a eles nem sempre é sinal de que algo não anda bem na instituição.

Para entender melhor o assunto, continue lendo. Preparamos abaixo um especial sobre empréstimo online.

Como funciona o empréstimo online?

Ao solicitar um empréstimo, você precisa ficar atento às condições do credor. As empresas “emprestadoras” cobram uma taxa de juros sobre o valor solicitado, como compensação.

Atualmente, existem, além das instituições bancárias, diversas entidades atuando nessa área, conhecidas como factorings ou companhias de fomento comercial. Algumas automatizaram completamente o processo, permitindo que o empréstimo seja feito pela internet, de forma totalmente online.

Com isso, em menos de um dia, é possível cadastrar-se, simular juros, fazer pedido, enviar documentos exigidos e assinar o contrato, sem a obrigação  de se dirigir a uma agência.

Quais as vantagens do empréstimo online?

Além da praticidade, recorrer a essa modalidade de empréstimo confere mais algumas vantagens à empresa. Veja as principais.

Menores taxas

O empréstimo online oferece, de forma geral, taxas de juros mais competitivas do que a de bancos. E isso não deve ser visto como um fator que coloca à prova a credibilidade da operação. Oferecer essas taxas menores pode ser explicado pelo fato de não terem os altos custos de manutenção das agências físicas.

Mais opções de empresas

Nem sempre um gestor dispõe de tempo para deslocar-se de agência em agência, em busca daquela que oferece melhores condições à sua demanda. Isso pode fazer com que acabem “fechando” o negócio no local mais próximo ou logo na primeira instituição na qual entraram.

Os empréstimos online trazem a vantagem de colocar á disposição na tela do seu computador. Dessa forma, é possível analisar e comparar ofertas de diferentes empresas, realizar simulações e, finalmente, escolher a que oferece as melhores condições.

Agilidade na aprovação

Esperar por uma ligação para saber se o seu empréstimo foi ou não aprovado é angustiante. Você fica “com as mãos atadas”, sem saber se pode ou não contar com aquele valor até receber a resposta.

Muitas vezes, isso leva dias. Os empréstimos online, normalmente, fornecem a resposta ao cliente imediatas, permitindo maior agilidade à tomada de decisão.

Que cuidados devem ser tomados ao solicitar um empréstimo online?

Como todo bônus traz consigo algumas ressalvas, com o empréstimo online não poderia ser diferente. Com tantas facilidades, é necessário tomar algumas precauções na hora de contratar tal serviço. Para você entender melhor, listamos abaixo as principais.

Verificar a idoneidade da empresa

A empresa é realmente idônea? Pesquise o seu histórico de atuação e verifique as avaliações em redes sociais e sites de reclamações. É claro que não é possível agradar a todos e pode ser, sim, que você encontre avaliações negativas para todas as suas opções. Entretanto, quando elas se sobressaem aos elogios e denotam problemas graves, melhor ficar atento.

Consultar as taxas

Taxas, tarifas, custos e prazos, normalmente, variam de uma instituição à outra. Conhecer essas condições, antes de fechar o contrato, permite maior segurança, pois permite a você mensurar se realmente haverá recursos necessários para honrar com os compromissos assumidos.

Ler o contrato

O contrato, ainda que online, deve ser lido com atenção antes de ser assinado. Portanto, invista tempo em sua leitura e não hesite em solucionar possíveis dúvidas sobre cláusulas e condições. Assim, você não corre o risco de encontrar surpresas indesejadas mais para frente.

Como se pode ver, o empréstimo online pode ser muito benéfico à sua empresa. Basta tomar as devidas precauções e fazer a escolha certa.

Se você gostou do post, então descubra também como funciona o empréstimo para MEI.