A antecipação de recebíveis é uma alternativa para que as empresas obtenham os recursos financeiros necessários para quitar suas obrigações fiscais mais urgentes e realizar os investimentos no negócio. 

Se você ainda não sabe o que exatamente é essa operação e como ela vem ajudando empresas dos mais variados setores, isso significa que o seu negócio já está perdendo uma excelente oportunidade para otimizar seu fluxo de caixa e evitar as possíveis carências de capital de giro. 

Confira, aqui neste artigo, todos os detalhes sobre o que é uma antecipação de recebíveis, como é feita e quais são os benefícios proporcionados à saúde financeira das empresas.

O que é Antecipação de Recebíveis?

Para explicar de uma forma direta e clara, a antecipação de recebíveis é uma operação que dá a possibilidade das empresas adiantem um dinheiro que, por direito, já às pertence, mas só entraria no caixa a longo prazo. Ou seja, é uma alternativa para que elas possam receber, hoje, uma quantia que só entraria no caixa da sua empresa dentro de um, dois, três ou mais meses.

Pode ser que as empresas façam uma prospecção de clientes que precisem de prazos mais longos para realizar os pagamentos. Nestas situações, para não recusar um grande cliente ou não atendê-lo completamente, a antecipação de recebíveis pode se tornar um importante aliado.

É por meio dessa entrada adiantada de crédito que será possível que as empresas antecipem os valores relativos às vendas a longo prazo e parceladas por meio de duplicatas, cheques pré-datados ou carnês.

Há a possibilidade de adquirir o valor dessas negociações apenas mostrando o documento fiscal e o direito creditório correspondente à venda, mesmo que os clientes da empresa ainda não tenham efetuado todos os pagamentos.

Passo a passo de uma Antecipação de Recebíveis

Passo 1: Fábrica prospecta cliente

  • A fábrica de roupas prospecta e acrescenta uma nova loja à sua carteira de clientes.

Passo 2: Cliente compra a prazo

  • A fábrica de roupas fecha uma venda e produz uma quantidade grande de peças que serão pagas pela loja, sua cliente, em 5 parcelas.

Passo 3: Fábrica precisa quitar dívidas

  • A fábrica precisa de dinheiro para quitar as dívidas causadas pela última produção em grande escala e entrega dentro do prazo.

Passo 4: Fábrica seleciona uma Fintech

  • A fábrica avalia suas opções e seleciona uma fintech de antecipação de recebíveis para antecipar os valores das notas fiscais relativas às 5 parcelas.

Passo 5: Fintech antecipa os recebíveis

  • A fintech analisa a fábrica de roupas e suas notas fiscais para tomar uma decisão de crédito e, após aprová-la, antecipa seus recebíveis.

Passo 6: Cliente paga à fintech a prazo

  • A loja paga à fintech seguindo o mesmo prazo acordado com a fábrica de roupas.

O grande desafio do empresário eliminar o descasamento do fluxo de caixa, alinhando os prazos de recebimento das vendas com as necessidades diárias de recursos do negócio. Esse tipo de linha de recursos serve para acelerar financeiramente o negócio, viabilizando uma maior liquidez e otimizando seus recursos. 

Assim, muitas empresas conseguem administrar, da forma correta, seu quadro financeiro momentâneo ao quitar todas as suas dívidas dentro do prazo e evitar possíveis complicações financeiras no caixa. 

As vantagens em relação a outras formas de adquirir crédito são significativas: vão de taxas das juros menores e personalizadas até os benefícios de ter uma contratação desburocratizada e uma entrega ágil do valor antecipado à empresa. 

É uma forma de obter o dinheiro por um custo geralmente menor do que os praticados via em empréstimos bancários ou do uso do rotativo do cartão de crédito ou do cheque especial. 

Como fazer uma antecipação de recebíveis?

A primeira etapa é selecionar uma entre as empresas de factoring, fintechs, bancos e qualquer outra instituição financeira que realize esse tipo de operação. Nesse processo de selecionar com qual instituição fazer as antecipações de recebíveis, sua empresa deve avaliar as taxas de juros cobradas, se há necessidade de garantias, qual é o prazo para entregarem o dinheiro e se a operação pode ser feita de forma online e segura.

É muito provável que a instituição que irá realizar a antecipação de crédito para sua empresa exija uma série de documentações relativas ao faturamento da empresa, aos sócios-proprietários ou acionistas e outros a pontos. É a partir dessas informações que a instituição conseguirá avaliar o histórico da empresa e tomar sua decisão sobre antecipar ou não antecipar o crédito solicitado. 

Por isso é importante que as empresas mantenham todas as suas obrigações em dia e mantenham um histórico que transmita credibilidade e segurança a essas instituições financeiras. Ou seja, evite entrar em situações de inadimplências. 

No caso das fintechs de antecipação de recebíveis e soluções de crédito, a operação é poupada de diversas burocracias. A WEEL, uma fintech 100% digital, por exemplo, permite que as empresas enviem as notas fiscais dos últimos 3 a 12 meses que desejam antecipar, habilitem sua linha de crédito, confiram suas taxas operacionais e de juros e recebam seu dinheiro. Isso tudo de forma autônoma, por meio do acesso criado no cadastro feito diretamente no site.

A recomendação é que, se houver qualquer dúvida em relação à operação, você entre em contato com os especialistas responsáveis. Dessa forma você poderá entender como a antecipação de recebíveis ajudará no desenvolvimento do seu negócio, desenvolver um bom relacionamento com a instituição financeira concedente e explicar as necessidades de crédito e os objetivos da sua empresa com mais objetividade. 

Quando fazer uma antecipação de recebíveis?

Desperdiçar novas negociações e lucros pode não ser viável para as empresas. Mas, se não houver organização, pode ocorrer algumas dificuldades sérias para equilibrar a entrada lenda do dinheiro relativo aos negócio e as dívidas fixas e de produção da empresa. O lucro pode se tornar prejuízo!

A situação mais recorrente é quando o setor responsável pela administração financeira da empresa recorre à antecipação de recebíveis após sinalizar aos gestores e sócios-diretores que, no momento, o capital de giro não será suficiente para cobrir as dívidas da empresa. Nesta situação, o crédito adquirido pela antecipação de recebíveis será destinado ao pagamento das dívidas prioritárias para que o negócio não atrase suas entregas, precise interromper seus serviços ou não cumpra suas obrigações com a folha de pagamento dos funcionários e com os fornecedores.

Antes de realizar qualquer negociação a prazo, é essencial que os responsáveis saibam exatamente quanto a empresa precisará ter para que todas as dívidas sejam pagas e o fluxo de caixa seja controlado até o recebimento das parcelas. 

Também há a possibilidade de utilizar a antecipação de recebíveis como uma ferramenta para investir no desenvolvimento da empresa. Ou seja, para financiar algumas estratégias de expansão do negócio como, por exemplo, elaborar novos produtos ou investir no desenvolvimento pessoal dos funcionários.

Qual é a área responsável pela antecipação de recebíveis?

Em geral esta tarefa fica a cargo do departamento financeiro, contabilidade ou controladoria.

Os profissionais envolvidos nesta tomada de decisões podem ser:

  • Gerente ou coordenador contábil fiscal ;
  • Gerente ou coordenador de planejamento financeiro/controladoria;
  • Gerente ou coordenador de finanças corporativas;
  • Gerente ou coordenador de tesouraria/financeiro.

Quem pode fazer uma antecipação de recebíveis?

Empresas de todos os tamanhos que têm o desafio de manter o fluxo de caixa saudável e que precisam de recursos à vista, mesmo vendendo a prazo.

O gestor financeiro pode recorrer à antecipação de recebíveis quando não tem capital de giro suficiente para manter as obrigações diárias do negócio.

Neste caso, o recurso cobre as despesas mais urgentes para que a empresa não interrompa a produção nem deixe de pagar fornecedores e funcionários. É o recurso que faz a empresa funcionar no dia a dia.

Alguns setores da economia que podem antecipar recebíveis são:

  • Agronegócio;
  • Indústria Metal Mecânica;
  • Indústria química;
  • Indústria de plásticos;
  • Têxtil e confecção;
  • Alimentos e bebidas;
  • Metalúrgica;
  • Plástico e embalagens;
  • Autopeças / Automobilística;
  • Máquinas e equipamentos;
  • Indústria Gráfica;
  • Química e farmacêutica.

Quais são as vantagens da antecipação de recebíveis? 

Segundo dados do Banco Central, somente em junho de 2019, os empresários brasileiros anteciparam R$ 35.259 bilhões, 20% a mais do que o registrado no mesmo período de 2018.

Esse aumento acontece num momento em que a população tem voltado a consumir e os empresários estão tomando mais crédito com o retorno do crescimento econômico.

Por isso, antes de tomar uma decisão precipitada e buscar linhas de crédito pré aprovadas, tais como o cartão de crédito da empresa ou fazer uso do cheque especial, é preciso olhar para o mercado e buscar custos menores. O crédito pré aprovado destas instituições tende a ser o mais caro.

A grande vantagem da antecipação, comparativamente com as outras linhas de crédito, é que o empresário não está pegando algo emprestado de alguém, mas sim usando um recurso que já é da empresa. Ele está simplesmente antecipando datas de recebimento.

Por este motivo, os custos de antecipação são menores que os empréstimos convencionais das instituições financeiras tradicionais.

Antecipação de recebíveis é empréstimo?

A resposta é: não. Antecipação de recebíveis não é um tipo de empréstimo, ou seja, não será mais uma dívida atribuída às obrigações do caixa da empresa.

As contas que são adiantadas pela antecipação de recebíveis são apresentadas no balanço patrimonial como parte do ativo. Portanto ela é apenas mais uma de uma série de operações contabilísticas relativas às cobranças a prazo que deverão ser feitas aos clientes da empresa. 

Estes podem ser distinguidos dos títulos a receber, que são dívidas criadas através de instrumentos jurídicos formais chamados de notas promissórias. As parcelas dos empréstimos bancários que foram solicitados pelas empresas, por exemplo.

Antecipar recebíveis é basicamente trocar recebíveis futuros (que sua empresa ainda vai receber) por dinheiro, aumentando a liquidez da empresa em troca de um pequeno percentual de desconto em cima do valor do recebível.

A empresa pode recorrer à antecipação de recebíveis quando é necessário capital para o caixa, evitando incorrer no pagamento de juros excessivos, no cheque especial e também em empréstimos.

Quais cuidados é preciso ter antes de antecipar?

O mais importante é escolher um parceiro de antecipação confiável e com bons custos. Alguns players deste mercado ainda utilizam velhas práticas como entrar em contato direto com os clientes das empresas que desejam antecipar. O objetivo é:

  • Verificar as informações de compra e venda;
  • Verificar se a mercadoria foi mesmo enviada;
  • Solicitar o envio do canhoto da nota fiscal;
  • Visitar o endereço do cliente para checar a veracidade do endereço;
  • Cobrar o cliente em caso de inadimplência da empresa que antecipou.

No mercado atual este tipo de procedimento é extremamente invasivo e gera desconfiança e desconforto por parte dos clientes. É preciso buscar parceiros financeiros que adotem novas maneiras de fazer esta checagem.

Para isso existem novos modelos de negócios que utilizam alta tecnologia para checar estas informações online – sem incomodar o cliente. Tais empresas que utilizam tecnologia para melhorar serviços do sistema financeiro são chamadas de Fintechs. Saiba mais sobre as vantagens da antecipação de recebíveis online aqui.

Conheça a antecipação da WEEL

A WEEL é uma fintech que utiliza inteligência artificial para financiar empresas pequenas, médias e grandes por meio da antecipação de recebíveis e do WEEL Supply®. 

Oferecemos taxas personalizadas e analisamos o perfil da sua empresa em poucos minutos. Como somos 100% digitais, sua experiência conosco é fácil, segura e sem burocracias. Nossa missão é descomplicar o acesso de pequenas e médias empresas brasileiras a capital de giro, por meio do uso eficiente de tecnologia.

A experiência WEEL é o caminho mais eficiente para otimizar seu fluxo de caixa. Veja como é simples e fácil:

Conheça a antecipação de recebíveis digital e sem burocracias da WEEL

Gostou das dicas? Então, compartilhe o artigo nas suas redes sociais. Não se esqueça de deixar um comentário com a sua opinião.