Se você está em busca de um empréstimo para pessoa física ou pessoa jurídica, é importante ficar alerta e saber se prevenir para não cair em golpes de crédito. Algumas empresas má intencionadas estão utilizando o nome de outras instituições financeiras do mercado para propor falsas operações às pessoas que desejam contratar empréstimos pessoais ou para empresas. 

Os especialistas financeiros aqui da WEEL – que é uma fintech de crédito para empresas e que, portanto, só realiza operações financeiras para pessoas jurídicas – vêm percebendo um aumento no número de golpes de empréstimos falsos que estão sendo oferecidos por empresas fictícias que estão utilizando os nomes das principais fintechs. Outras instituições financeiras do mercado brasileiro também estão precisando desenvolver alertas em seus sites ou redes sociais para avisarem efetivamente seus clientes ou pessoas que acessam seus canais sobre todos os detalhes desses golpes.

Pensando nisso, a WEEL decidiu produzir este conteúdo para que você, pessoa física ou jurídica, finalmente compreenda o que é, quais são os métodos utilizados por esses golpistas e como você pode se prevenir para evitá-lo. Leia os tópicos a seguir e confira!

⚠️ Atenção! A WEEL comunica aos seus clientes que não solicita pagamentos antecipados, não trabalha com intermediadores em suas negociações e não realiza operações para pessoas físicas.

O que são os golpes dos empréstimos para pessoas físicas ou jurídicas?

Os golpes de empréstimo para pessoa física ou jurídica são qualquer ato ilícito de enganar uma pessoa que está em busca de crédito para aplicá-lo em suas necessidades pessoas ou pessoas que representam uma entidade empresarial.

Independente do canal utilizado afinal, eles podem acontecer no âmbito online ou no âmbito offline para o golpe, é importante sempre se precaver obter o maior número de informações possíveis antes de obter um empréstimo. Existem diferentes tipos de golpes e, ao passar dos anos, esses fraudadores vão encontrando novos mecanismos para tornar a performance dos seus golpes cada vez mais convincentes.

Provavelmente você já viu em algum noticiário que explorou essa situação, já ouviu algum relato de prejuízos por golpes ou até mesmo já caiu em algum golpe relacionado a empréstimos de crédito seja no âmbito de crédito pessoal ou no âmbito recursos para empresas.

Normalmente as pessoas e empresas que estão passando por um período mais vulnerável de poupança pessoal ou fluxo de caixa empresarial acabam caindo nesse golpe devido à necessidade rápida para obter empréstimos e às condições irreais que são oferecidas durante o falso período de negociação e análise de score.

Também é comum que pessoas com idades avançadas, pessoas que têm um difícil acesso a informação empresas de pequeno ou médio porte acabem sofrendo prejuízos por fraudes devido aos contextos em que estão inseridas.

Como funcionam esses golpes de empréstimos para pessoas físicas ou jurídicas? 

De acordo com os relatos observados no mercado, é muito comum que as pessoas físicas ou jurídicas que sofreram esse golpe tenham acessado campanhas falsas pelas redes sociais e, ao clicar nesses anúncios, tenham sido direcionados para páginas que utilizam os nomes das principais instituições financeiras do mercado para oferecer empréstimos pessoais ou para empresas em nome delas. 

Isso está acontecendo, inclusive, em nome de instituições financeiras que não oferecem serviços financeiros para pessoas físicas pois só trabalham com soluções de crédito para empresas e vice-versa.

Inclusive essas empresas de má índole estão oferecendo empréstimos para pessoas físicas em nome de instituições que só trabalham com soluções de crédito para empresas – e vice-versa, pois o contrário também está acontecendo. Portanto é importante que você conheça todos os serviços prestados pelas empresas a fundo antes de fechar qualquer operação de crédito com elas para uso pessoal ou para uso corporativo.

Para aplicar este golpe são utilizados canais como WhatsApp, redes sociais, sites fictícios, ligações por telefones ou celulares, etc. Esses fraudadores utilizam perfis falsos e desenvolvem discursos estratégicos aplicados para fazer as pessoas pensarem que eles realmente trabalham para as empresas que estão sofrendo com o uso indevido do seu nome e imagem. Essas empresas de má índole solicitam pagamentos antecipados para análises de score pessoal ou empresarial e, após receberem este dinheiro, não finalizam as operações de crédito das pessoas que sofreram o golpe do empréstimo para pessoas físicas ou jurídicas.

Agora, mais uma vez, lembre-se sempre: a WEEL comunica aos seus clientes que não solicita pagamentos antecipados, não trabalha com intermediadores em suas negociações e tampouco realiza empréstimos para pessoas físicas. 

Você nunca deve realizar nenhum pagamento de taxa ou encargo de forma antecipada. Essa prática é ilegal e não é exercida pelas instituições financeiras do mercado. Portanto, qualquer pedido de pagamento prévio para fazer uma análise de crédito, pagar taxas OU ou de cartórios ou qualquer outro tipo de custo operacional antes de liberar o empréstimo não é seguro e deve ser ignorado e denunciado à equipe de suporte da verdadeira instituição financeira.

Como se prevenir do golpe do empréstimo para pessoa física ou jurídica? 

Para ajudar você a se prevenir e evitar possíveis golpes, vamos expor alguns pontos que todos devem estar atentos e também dar dicas importantes para as pessoas ou empresas que estão contratando operações financeiras online. Confira a seguir:

  • Solicitar pagamentos antecipados para liberar um empréstimo é uma prática ilegal, sendo assim nunca deposite nenhum valor antecipadamente para ser avaliado ou liberar um empréstimo;
  • Solicite o e-mail dos analistas de crédito que estão dando andamento à sua solicitação de empréstimo para uso pessoal ou empresarial e confira se são domínios confiáveis por exemplo, os e-mails da equipe da WEEL sempre terminam com @weel.com;
  • Não exponha informações e dados pessoais ou da empresa (CNPJ, CPF, dados da conta bancária, dados do cartão de crédito, telefone, etc) na internet especialmente nas redes sociais , eles podem ser armazenados e utilizados sem o seu consentimento; 
  • Pesquise sobre a história da instituição financeira que está oferecendo o crédito e saiba se realmente ela é confiável e a operação existe no seu portfólio;
  • Verifique se o site e a página da instituição financeira é confiável! Procure pelo cadeado de segurança no canto esquerdo do navegador ao entrar no site, confira avaliações e depoimentos sobre a empresa nas redes sociais e no Google Meu Negócio, pesquise notícias sobre a empresa na imprensa e mais;
  • Utilize canais como a Receita Federal, Econodata, ReclameAqui e outras para certificar-se da autenticidade da empresa para saber se é confiável;
  • Converse com mais de um analista financeiro e registre todos os contatos para que, em caso de fraude, você tenha como comprovar e possa denunciar a empresa com má índole – lembre-se de conferir se esses analistas realmente têm vínculos com a empresa que supostamente representam;
  • As operações financeiras da WEEL, por exemplo, funcionam por meio de uma plataforma digital desenvolvida pela nossa fintech, portanto desconfie de qualquer processo financeiro que não a inclui e fale com mais de um especialista financeiro da fintech.

Sofreu o golpe do empréstimo para pessoa física ou jurídica? Tem dúvidas? 

É importante ter provas do golpe para apresentá-las às instituições responsáveis por esta fiscalização, portanto junte o máximo possível e envie-os. Se você ainda tem dúvidas entre em contato conosco. Nossos especialistas estão à disposição para atender e direcionar você.

Nosso horário de atendimento é das 09h00 às 17h00 de segunda-feira a quinta-feira e das 9h00 às 16h00 na sexta-feira. Envie agora uma mensagem para o chat do nosso site, via inbox no Facebook, Instagram ou LinkedIn mandando um e-mail para suporte@weel.com ou telefonando para +55 11 3198-5196 ou enviando sua mensagem na página de suporte do nosso site. Responderemos o mais rápido possível!

Esse conteúdo ajudou você a esclarecer suas dúvidas a respeito do golpe do empréstimo para pessoa física ou jurídica? Se tiver qualquer dúvida, entre em contato conosco pelos canais indicados nos tópicos anteriores! Nossa equipe está à disposição para ajudar você a resolver qualquer mal entendido ou direcionar o caminho para se precaver ou solucionar qualquer problema de fraude.