Aumente o poder de negociação de crédito da sua empresa
20 de novembro de 2018 | Dicas, Gestão e empreendedorismo | VoltarÍndice do Conteúdo
- 1 Aumente o poder de negociação de crédito da sua empresa
- 1.1 Pague sempre as contas em dia
- 1.2 Mantenha limpos os nomes dos sócios
- 1.3
- 1.4 Atualize com frequência os dados junto aos bureaus de crédito
- 1.5
- 1.6 Evite acumular dívidas
- 1.7
- 1.8 Zele pela saúde financeira do negócio
- 1.9
- 1.10 Faça simulações de crédito
- 1.11
- 1.12 Compare diferentes modalidades de crédito e a antecipação de recebíveis
- 1.13
- 1.14 Negocie com poucas instituição de cada vez
Aumente o poder de negociação de crédito da sua empresa
A necessidade de crédito pode aparecer em diferentes fases de um negócio – desde a abertura da empresa até o momento de uma possível expansão, passando, obviamente, pelo dia a dia. E quando a empresa não se prepara para negociar com as instituições financeiras (como fintechs ou bancos), conseguir crédito pode ser mais difícil do que é preciso.
Um dos temas em destaque em discussão durante a Semana Nacional de Crédito, evento que acontece no país durante o mês de novembro e é dedicado a orientar as PME´s sobre gestão de recursos, é precisamente como se preparar para a negociação de crédito.
Antes de antecipar recebíveis ou contratar empréstimos convencionais, o departamento financeiro (junto com o empreendedor) pode tomar diversas medidas visando conseguir um volume de crédito maior e uma taxa de juros mais baixa, além de mais agilidade na liberação do montante.
Algumas delas estão relacionadas ao score de crédito da empresa, ou seja, à pontuação usada por bureaus de crédito como o Serasa Experian e o BoaVista SCPC para medir o risco de inadimplência do negócio. Já outras dizem respeito à organização da própria empresa para o momento da negociação.
Nesse post, você confere como é possível manter alto o score de crédito de sua empresa e, assim, obter o melhor resultado possível na negociação de financiamentos, antecipação de recebíveis ou linhas de crédito.
Pague sempre as contas em dia
A pontualidade nos pagamentos das contas é uma das informações que os bureaus de crédito consideram ao calcular o score de crédito de uma empresa. Parece básico, mas não é. De acordo com o Serasa Experian, em setembro deste ano, haviam no Brasil 5,608 milhões de negócios inadimplentes – um volume recorde.
Mantenha limpos os nomes dos sócios
No caso de os sócios possuírem dívidas, é necessário renegociá-las e pagá-las aos credores o quanto antes. Isso também melhorará o score de crédito da empresa.
Atualize com frequência os dados junto aos bureaus de crédito
De acordo com o Serasa Experian, quanto mais exatas e atualizadas são as informações da empresa, mais confiável é o cadastro. Isso conta pontos.
Evite acumular dívidas
Apesar de ter dívidas (e pagá-las em dia) não constituir um problema em si, acumulá-las ao longo dos anos piora o score de crédito da empresa.
Zele pela saúde financeira do negócio
São diversos os indicadores utilizados para avaliar a saúde financeira de uma empresa – como fluxo de caixa, ponto de equilíbrio e faturamento. As instituições financeiras podem considerar alguns deles tanto ao antecipar recebíveis quanto ao conceder empréstimos convencionais.
Faça simulações de crédito
É papel do departamento financeiro realizar simulações antes de solicitar crédito. Assim, é possível avaliar, por exemplo, se é viável pedir um prazo de pagamento do crédito mais curto com o objetivo de obter uma taxa de juros mais baixa.
Compare diferentes modalidades de crédito e a antecipação de recebíveis
Taxas de juros ou de operação, garantias, limites e prazos de pagamento podem variar muito em cada instituição e linha de crédito. A antecipação de recebíveis, por exemplo, é uma operação financeira que custa menos para seu negócios do que um empréstimo bancário, já que os próprios recebíveis adiantados são as garantias. Nessa modalidade, a instituição não “revira” o histórico da conta bancária do solicitante. Além disso, a taxa de operação a ser paga pode ser negociada.
Negocie com poucas instituição de cada vez
As concessoras de crédito têm acesso à sua movimentação do mercado. Uma luz vermelha se acende quando percebem que você está buscando crédito em todos os locais possíveis simultaneamente. Assim, seja sensato: pesquise as fontes de crédito mais adequadas para você e foque nelas sua atenção.
Por fim, vale destacar que a seriedade do gestor em relação às suas decisões de tomada de crédito determinarão a visão que o mercado terá dele como pagador. Seriedade e compromisso são fundamentais – a “reputação”, tanto do solicitante quanto do negócio, depende basicamente disso.

Escrito por agenciacanna
Content & SEO Manager da WEEL. Integrante do time de Marketing da nossa fintech, é um entusiasta do universo de gestão financeira B2B. Para parcerias entre blogs, envie um e-mail para rogerio.barros@weel.com
Artigos relacionados

Nova funcionalidade: importação automática de NF-e na plataforma de crédito para empresas da WEEL
08 / 12 / 2020 | Blog, Geral, Geral, ProdutoÍndice do Conteúdo1 O que é a plataforma de crédito para empresas da WEEL?2 O que a sua empresa precisa para se cadastrar na plataforma da WEEL?3 Quais (...)
Leia Mais
Nova funcionalidade: importação automática de NFS-e na plataforma de crédito para empresas da WEEL
07 / 12 / 2020 | Blog, Geral, Geral, Parcerias, ProdutoÍndice do Conteúdo1 O que é a plataforma de crédito para empresas da WEEL?2 O que a sua empresa precisa para se cadastrar na plataforma da WEEL?3 Quais (...)
Leia Mais
Golpe do empréstimo para pessoa física ou jurídica: saiba o que é, como se prevenir e como denunciá-lo
27 / 10 / 2020 | GeralSe você está em busca de um empréstimo para pessoa física, é importante ficar alerta e saber se prevenir para não cair em golpes de crédito. Algumas empresas (...)
Leia Mais