Fintechs mudam o cenário da antecipação de recebíveis

8 de maio de 2019 | Fintech, Geral, Gestão e empreendedorismo, Notícias | Voltar

Fintechs mudam o cenário da antecipação de recebíveis

A antecipação de recebíveis está recebendo um impulso evidente com a atuação das Fintechs que revigoraram essa opção financeira. Agilidade, processos digitais e instantâneos e baixas tarifas impulsionam a modalidade, garantindo sua posição como a operação mais segura e prática do mercado financeiro.

O emprego da Inteligência Artificial, uma das bases da atuação das Fintechs, permite que a empresa solicitante demonstre sua saúde financeira sem a necessidade de longo relacionamento com o banco ou de deslocamentos para providenciar a comprovação de bens de garantia. A WEEL, Fintech focada no segmento de PMEs atendendo-as diretamente ou por meio de ERPs parceiros – tais como SAP Business One, ERPFlex, Omie e Arquivei –, realiza toda a operação de antecipação por meio de sua plataforma, baseando-se principalmente na segurança dos recebíveis apresentados.  

Em outras palavras, o aspecto mais importante na avaliação de risco é o histórico do sacado e do cedente – por isso, quanto melhor a gestão financeira das duas pontas, mais vantajosa será a negociação entre sua empresa e a Fintech.

Conheça a seguir alguns procedimentos e informações importantes da antecipação de recebíveis.

  • A antecipação atende perfeitamente a diferentes situações referentes aos seu fluxo de caixa. Uma delas é quando você precisa corrigir gaps entre entradas e saídas. Outra é quando busca recursos imediatos e de baixo custo para fomentar o crescimento de seu negócio. Alguns exemplos cotidianos: obter fôlego para atender a um pedido inesperado de seu cliente, aproveitar oportunidades de compras de fornecedores com desconto para pagamento à vista, investir na ampliação de seu maquinário ou aquisição de novas tecnologias de produção etc.
  • Outro ponto interessante: nem todo recebível é igual, e nas Fintechs, em função da Inteligência Artificial aplicada, cada um é analisado em separado. Quando você apresenta dois recebíveis para antecipação, sendo um contra uma poderosa indústria multinacional e outro contra uma nova atacadista com pouco histórico de mercado, eles representam diferentes níveis de risco e, portanto, receberão avaliações diferentes (você certamente pagará menos tarifa na antecipação da nota fiscal emitida contra a empresa mais sólida). Fique atento a essa questão, pois a tendência de bancos é balizar ambos os títulos pelo de risco mais elevado.
  • A antecipação é uma modalidade financeira mais barata do que taxas de cartão, crédito rotativo ou cheque especial. Entre a antecipação e qualquer outra dessas opções, nem precisa refletir: opte pela primeira e organize-se financeiramente sem gerar dívidas.
  • Busque parceiros sérios como a WEEL, que deixam claro, previamente, qual o valor da taxa cobrada pela antecipação de cada boleto.
  • A antecipação digital traz uma vantagem inovadora em relação a seu antigo formato: você visualiza em sua tela, em tempo real e quase instantaneamente, qual o valor que receberá por seu recebível. Além disso, no caso de algumas Fintechs, como a WEEL, o montante entra em sua conta corrente no mesmo dia (dependendo apenas do horário da inclusão do recebível na plataforma online). Ou seja, é uma excelente solução para quem busca agilidade e precisão na tomada de decisões.
Autor

Escrito por agenciacanna

Content & SEO Manager da WEEL. Integrante do time de Marketing da nossa fintech, é um entusiasta do universo de gestão financeira B2B. Para parcerias entre blogs, envie um e-mail para rogerio.barros@weel.com

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comente
Feedbacks
Ver todos os comentários

Artigos relacionados

Cessão de Crédito: saiba o que é, por que fazer, quais são os benefícios, passo a passo e legislação

01 / 03 / 2021 | Banco de palavras, Blog, Geral, Geral Separador

Índice do Conteúdo1 O que é Cessão de Crédito? 1.1 Exemplo de Cessão de Crédito2 Por que fazer uma Cessão de Crédito? 2.1 Benefícios da Cessão de Crédito3 Passo a (...)

Leia Mais

Vendor Finance e Compror Finance: o que são, como funcionam e quais são as diferenças?

18 / 01 / 2021 | Banco de palavras, Blog, Geral, Geral, Produto Separador

Índice do Conteúdo1 O que é Vendor Finance?1.1 Ainda não entendeu como o Vendor Finance funciona?1.2 Vantagens do Vendor Finance1.3 Exemplo de operação de Vendor Finance2 O que (...)

Leia Mais

Significado de Broker: o que é, em quais áreas atuam e quais são as parcerias do mercado financeiro?

09 / 12 / 2020 | Blog, Dicas, Geral, Geral, Parcerias Separador

Índice do Conteúdo1 Significado de Broker 2 Mas o que é um Broker? 2.1 1. Brokers para instituições financeiras2.2 2. Brokers de investimentos2.3 4. Brokers imobiliários 2.4 5. Brokers de (...)

Leia Mais