Todas as organizações precisam e, uma das modalidades de crédito mais tradicionais são os empréstimos para empresas. Entretanto, assim como outras operações financeiras, diversos fatores podem influenciar as condições dos empréstimos empresariais e é importante que os empresários e gestores financeiros saibam quais são as instituições financeiras concedentes mais eficientes e quais são as opções mais vantajosas disponíveis no mercado. 

Devido à alta volatilidade de alguns setores empresariais, as empresas podem ser surpreendidas com novas contas a pagar, aumento dos gastos com impostos e até valores mais altos para suas obrigações fixas como aluguel comercial, energia e até mesmo a folha de pagamento. Esses empréstimos dão às empresas o capital necessário para que façam os investimentos necessários para continuar crescendo e não precisem utilizar seu capital próprio.

Preparamos este material para que você possa tirar todas as suas dúvidas a respeito dos empréstimos para empresas disponíveis no mercado, saiba qual é a opção ideal para a sua empresa, entenda como fazer empréstimos online e muito mais. Continue lendo os tópicos a seguir e confira:

O que é um empréstimo para empresas?

Existem diversos tipos de empréstimos mas, se você chegou até aqui, provavelmente representa uma pessoa jurídica e tem interesse em fazer empréstimos empresariais. Esses empréstimos para empresas são úteis porque uma instituição gasta mais do que recebe, o resultado é geralmente um caixa negativo. Uma forma de cobrir esse “gap” é transferir recursos de uma reserva emergencial ou da empresa para a conta deficitária. O empréstimo de terceiros, o empréstimo online e os financiamentos são exemplos de soluções para quem não tem recursos disponíveis ou prefere reservá-los para outros fins.

Entretanto, empréstimos não servem apenas para solucionar problemas financeiros: eles podem ser uma forma eficaz de captar recursos para realizar investimentos e promover o desenvolvimento mais rápido da empresa. Por isso, recorrer a eles nem sempre é sinal de que algo não anda bem na instituição. Para entender melhor o assunto, continue lendo. Preparamos abaixo um especial sobre empréstimo online!

Como funciona o empréstimo para empresas online?

Ao solicitar um empréstimo, você precisa ficar atento às condições do credor. As empresas “emprestadoras” cobram uma taxa de juros sobre o valor solicitado, como compensação.

Atualmente, existem, além das instituições bancárias, diversas entidades atuando nessa área, conhecidas como factorings ou companhias de fomento comercial. Algumas automatizaram completamente o processo, permitindo que o empréstimo seja feito pela internet, de forma totalmente online.

Com isso, em menos de um dia, é possível cadastrar-se, simular juros, fazer pedido, enviar documentos exigidos e assinar o contrato, sem a obrigação  de se dirigir a uma agência.

Quais as vantagens do empréstimo para empresas online?

Além da praticidade, recorrer a essa modalidade de empréstimo confere mais algumas vantagens à empresa. Veja as principais.

Taxas menores

O empréstimo online oferece, de forma geral, taxas de juros mais competitivas do que a de bancos. E isso não deve ser visto como um fator que coloca à prova a credibilidade da operação. Oferecer essas taxas menores pode ser explicado pelo fato de não terem os altos custos de manutenção das agências físicas.

Mais opções de empresas

Nem sempre um gestor dispõe de tempo para deslocar-se de agência em agência, em busca daquela que oferece melhores condições à sua demanda. Isso pode fazer com que acabem “fechando” o negócio no local mais próximo ou logo na primeira instituição na qual entraram.

Os empréstimos online trazem a vantagem de colocar á disposição na tela do seu computador. Dessa forma, é possível analisar e comparar ofertas de diferentes empresas, realizar simulações e, finalmente, escolher a que oferece as melhores condições.

Agilidade na aprovação

Esperar por uma ligação para saber se o seu empréstimo foi ou não aprovado é angustiante. Você fica “com as mãos atadas”, sem saber se pode ou não contar com aquele valor até receber a resposta.

Muitas vezes, isso leva dias. Os empréstimos online, normalmente, fornecem a resposta ao cliente imediatas, permitindo maior agilidade à tomada de decisão.

Que cuidados devem ser tomados ao solicitar um empréstimo para empresas online?

Como todo bônus traz consigo algumas ressalvas, com o empréstimo online não poderia ser diferente. Com tantas facilidades, é necessário tomar algumas precauções na hora de contratar tal serviço. Para você entender melhor, listamos abaixo as principais.

1. Verificar a idoneidade da empresa

A empresa é realmente idônea? Pesquise o seu histórico de atuação e verifique as avaliações em redes sociais e sites de reclamações. É claro que não é possível agradar a todos e pode ser, sim, que você encontre avaliações negativas para todas as suas opções. Entretanto, quando elas se sobressaem aos elogios e denotam problemas graves, melhor ficar atento.

2. Consultar as taxas

Taxas, tarifas, custos e prazos, normalmente, variam de uma instituição à outra. Conhecer essas condições, antes de fechar o contrato, permite maior segurança, pois permite a você mensurar se realmente haverá recursos necessários para honrar com os compromissos assumidos.

3. Leia o contrato

O contrato, ainda que online, deve ser lido com atenção antes de ser assinado. Portanto, invista tempo em sua leitura e não hesite em solucionar possíveis dúvidas sobre cláusulas e condições. Assim, você não corre o risco de encontrar surpresas indesejadas mais para frente.

Como se pode ver, o empréstimo online pode ser muito benéfico à sua empresa. Basta tomar as devidas precauções e fazer a escolha certa.

Conheça o Giro WEEL, empréstimo para empresas acessarem capital de giro

O Giro WEEL é uma da soluções de crédito da WEEL, primeira fintech de crédito para empresas b2b do Brasil, e está com excelentes condições. Nesta operação a sua empresa terá acesso a linhas de crédito altas, taxas mínimas e contará com as vantagens de recorrer a uma fintech desburocratizada e digital na hora de obter recursos e impulsionar a sua empresa.

As condições deste crédito para capital de giro são:

  • Até 6 meses de carência para começar a pagar, ou seja, o início só será em 2021;
  • Linhas de até R$ 5 milhões para investir no crescimento do seu negócio;
  • Taxas de juros a partir de 0,75% ao mês, extremamente atrativas e competitivas – essas taxas e encargos podem variar conforme política avaliação de crédito e risco do programa.;
  • Pagamento em até 30 vezes, tempo suficiente para obter fôlego de caixa;

Já critérios para que as empresas sejam aprovadas são:

  • Faturamento em 2019 superior a R$ 10 milhões;
  • Pelo menos 2 anos de CNPJ ativo;
  • Não possuir restrição Financeira (REFIN) de qualquer valor; Recuperação Judicial ou Falência Decretada; Protestos, PEFIN, Dívida Vencida, Ação Judicial e/ou outras obrigações que impactem sua saúde financeira, cuja soma seja em percentual igual ou superior a 20% do seu faturamento;
  • Ser aprovado na avaliação de crédito e risco do programa;

 

Se quiser conversar com os especialistas financeiros da WEEL para tirar suas dúvidas a respeito dos empréstimos para empresas ou qualquer outro assunto, fique à vontade para enviar um e-mail para suporte@weel.com, ligar para +55 11 3198-5196, enviar uma mensagem pelo chat do nosso site ou clique no banner abaixo para falar via WhatsApp agora mesmo:

Nosso artigo sobre empréstimo para empresas foi útil para você? Se acha que este conteúdo pode ajudar outras pessoas, compartilhe-o em suas redes sociais pelos ícones que estão à esquerda aqui nesta página ou, se preferir, compartilhe diretamente por meio do link. Fique à vontade para ler outros artigos do blog da WEEL e também conhecer nossas soluções inteligentes de crédito para empresas!