Saiba como as empresas usam o empréstimo como forma de investimento

Para empreendedores de visão, o empréstimo é uma grande oportunidade de investimento, usado como recurso para apoiar o crescimento da empresa.

Tirar proveito disso para o seu negócio pode ser muito vantajoso, mas é preciso alguns cuidados. Leia este post e saiba qual é a situação ideal para pedir um empréstimo, qual a grande vantagem dessa operação e o que deve ser levado em consideração antes de tomar essa importante decisão.

Em que situação é possível usar um empréstimo como investimento?

O momento ideal para realizar um empréstimo para investir em sua empresa é quando se torna necessário aumentar a sua capacidade instalada para atender a uma nova demanda. Para isso, você, como administrador financeiro, precisará de recursos suficientes para não comprometer o seu capital de giro ou desequilibrar o seu fluxo de caixa.

Analisemos um exemplo atual: em diversos municípios brasileiros, a discussão a respeito do uso de canudos de plástico está em pauta e, por isso, leis que visam acabar com o comércio desses itens estão tramitando nas câmaras municipais. A proposta é que ele seja substituído por canudos biodegradáveisou de material reciclável. No Rio de Janeiro, a lei já foi sancionada e as fiscalizações já começaram.

Nesse cenário, suponha que você seja um fornecedor de canudos de plástico naquela cidade. Essa lei é uma ameaça seu negócio, pois visa acabar com o comércio do produto que você fabrica. Como transformar isso em uma oportunidade?

Há pouquíssimos fornecedores de canudos de papel no Brasil, então você pode aproveitar essa oportunidade para conquistar uma boa fatia de mercado. Contudo, o valor do maquinário necessário para a produção dos canudos de papel tem custo aproximado de R$ 500.000,00 reais inicialmente.

Esse valor servirá apenas para adquirir as máquinas de produção de canudos de papel, a rebobinadeira e a embaladora — e, assim que adquirir o maquinário, você ainda precisará comprar insumos e recursos para dar andamento à produção, o que demanda mais dinheiro a ser investido.

O que fazer se você não tem o valor disponível no momento? Com um bom estudo de mercado e planejamento, essa pode ser uma ótima chance de você ser praticamente pioneiro no negócio e se adiantar à tendência sustentável das empresas. Mas, para tal, precisará de crédito aprovado para financiar essa compra.

Qual a principal vantagem do empréstimo?

O empréstimo possibilitará o aproveitamento das oportunidades do mercado para aumentar a lucratividade e favorecer o crescimento do negócio de forma sustentável.

Caso você tenha uma quantia relevante a receber em duplicatas, saiba que há a possibilidade de negociar, de forma legalizada, o recebimento à vista de grande parte desse capital. Basta procurar uma empresa de fomento mercantil.

Ao fazer isso, você não precisará passar por uma análise de crédito burocrática ao pedir o empréstimo em um banco ou contrair adquirir pendências financeiras com fornecedores ao efetuar compras a prazo.

O que levar em consideração antes de solicitar um empréstimo?

Para que essa solução estratégica realmente funcione, é essencial examinar quais são as situações nas quais esse método será efetivo e, assim, delinear o projeto considerando todas as variáveis envolvidas na operação, tais como:

Como essa é uma forma de sustentar o desenvolvimento da empresa, é importante não tomar decisões arriscadas. Tenha sempre uma previsão de qual será o retorno e analise o cenário.

Agora você já sabe como o empréstimo pode ser um investimento e de que forma aproveitar as oportunidades que surgirem. Lembre-se de que é importante garantir que você estará preparado para os gastos que poderão surgir depois de adquirir os novos recursos para aumentar a sua produtividade.

Gostou dessas informações? Acha que utilizar o empréstimo como investimento pode ser relevante para outros empreendedores? Se sim, compartilhe este post nas redes sociais!