Se você está em busca de soluções inovadoras do mercado financeiro, certamente já ouviu falar sobre as fintechs de crédito. A dúvida sobre as diferenças entre bancos e fintechs, por exemplo, são recorrentes para as pessoas que estão em busca de uma parceira financeira para impulsionar o caixa da sua empresa.  

Mas quais são as vantagens e desvantagens das fintechs e dos bancos? As soluções das fintechs de crédito já estão superando as oferecidas pelos bancos? Vamos tirar essas e outras dúvidas agora!

A WEEL preparou este conteúdo para que você tire suas dúvidas em relação às particularidades dessas instituições financeiras e dos seus serviços. Assim, poderá compará-las e decidir, de acordo com as necessidades e a situação atual da sua empresa, qual é melhor opção antes de fechar uma parceria financeira.

Antes de qualquer coisa: o que é uma fintech? 

Antes de qualquer coisa, é necessário que você saiba exatamente o que são essas novas empresas: fintechs são startups negócios emergentes e que surgem para revolucionar um modelo de negócio que têm, como princípio, a otimização e desburocratização dos serviços financeiros, além de simplificar o acesso a crédito para empresas de todos os portes. 

O termo fintech surgiu da junção das palavras, em inglês, financial e technology, representando a missão que esses negócios têm de utilizar ferramentas tecnológicas para desenvolver novas soluções financeiras e reinventar os serviços financeiros de instituições como bancos tradicionais, factorings, FIDCs e outras. 

As soluções para gerar recursos financeiros disponíveis no mercado atualmente antecipação de recebíveis, financiamento de fornecedores, empréstimos bancários, fomento mercantil e outras geralmente são repletas de burocracias que, às vezes, podem prejudicar o fluxo de caixa das empresas e tornar o dia a dia dos empresários e equipes financeiras dessas empresas mais burocrático.

São diversos tipos de fintechs como, por exemplo: pagamento; gerenciamento e finanças; empréstimos; financiamento coletivo; criptomoedas e mais. O objetivo das fintechs é conseguir o título de startups unicórnio termo cunhado por Aileen Lee, da Cowboy Venture, em 2013 ao atingir, como empresas, um valor de mercado reconhecido em 1 bilhão de dólares

A WEEL, uma fintech de crédito para empresas com operações no Brasil, está vivenciando um crescimento exponencial e oferecendo soluções financeiras para clientes espalhados em mais de 20 estados do país. 

Confira o depoimento de um dos clientes da fintech:

Mas vamos às diferenças entre as fintechs e um dos seus principais concorrentes: os bancos tradicionais. 

Quais são as diferenças entre bancos tradicionais e fintechs?

Você, provavelmente, deve colecionar uma série de memórias e experiências, positivas e negativas, com as soluções financeiras oferecidas pelos bancos tradicionais. Essas operações feitas com os bancos tradicionais, inclusive, já podem ter prejudicado de alguma forma o fluxo de caixa ou as atividades da sua empresa.

As diferenças entre os bancos tradicionais e as fintechs são significativas e a escolha certa pode contribuir com as operações das empresas que estão precisando de crédito. Por exemplo, a agilidade e acessibilidade que os empresários e gerentes financeiros têm ao optar pelos serviços oferecidos pelas fintechs, que geralmente são 100% digitais, eliminam as burocracias de solicitação de crédito e aprovação das operações.

Além disso, trocar a burocracia das agências bancárias por plataformas tecnológicas que podem ser utilizadas com autonomia e sempre estarão à disposição dessas empresas, sem dar às empresas a necessidade de deslocar para resolver pendências ou validar as documentações exigidas, também faz toda a diferença.

As fintechs são reconhecidas por terem como principais características:

  • Digitais;
  • Inovadoras;
  • Rápidas;
  • Acessíveis;
  • Personalizadas;
  • Competitivas;
  • Desburocratizadas.

Já as principais características dos bancos tradicionais são:

  • Populares;
  • Seguros;
  • Tradicionais;
  • Burocráticos;
  • Lentos;
  • Padronizados;
  • Presenciais.

Entre todos esses pontos e características, acreditamos que a diferença mais vantajosas entre os bancos e as fintechs, em termos de economia às empresas, são as taxas e os encargos que são cobrados e devem ser pagos pelas operações. As fintechs costumam atribuir taxas, juros e encargos operacionais de formas individualizadas e que possam ser reduzidas, de acordo com uma avaliação feita do perfil de cada empresa. 

Essas fintechs estão traçando o futuro dos serviços financeiros no mercado B2B. Outro ponto que é indiscutivelmente superior aos brancos tradicionais, é o fato delas oferecerem atendimentos personalizados aos seus clientes e sempre estarem em busca de novas oportunidade de melhoria dos serviços financeiros. Serviços esses que, inclusive, já caíram na padronização dos bancos tradicionais e não se adequam às necessidades de suas empresas parceiros. 

Vantagens dos serviços das fintechs em relação aos bancos tradicionais

1. Fintechs têm processos mais rápidos

Sem deixar de lado os critérios e avaliações de segurança antes aceitar as solicitações da empresas, as fintechs conseguem desenvolver e executar seus processos de forma muito mais rápidas para atender seus clientes.

Do momento de cadastro até a aprovação e ativação da linha de crédito são apenas alguns minutos, ao contrário dos bancos tradicionais que atribuem diversas etapas a seus serviços. 

A WEEL, por exemplo, efetua o depósito do crédito relativo às notas fiscais que deseja antecipar na sua conta em poucos minutos após a conclusão da operação na plataforma da fintech.

2. Fintechs inovam com tecnologia

A base da inovação das fintechs é a tecnologia. Elas desenvolvem seus serviços já voltando-os à experiência e à usabilidade que as empresas terão ao acessá-las e contratá-las via internet.  

Além de eliminar a necessidade dos seus parceiros de se deslocarem até a agência pois tudo é realizado online, as demandas e demora para adquirir os serviços financeiros são menores. 

A WEEL, por exemplo, realiza seus serviços diretamente numa plataforma que utiliza inteligência artificial e machine learning para aprovar o cadastro dos cliente se qualquer ação realizada por ele. Esses algoritmos aprovam, avaliam e liberam as linhas de crédito de forma automática e inteligente. 

3. Fintechs têm atendimento personalizado

Por serem empresas mais atuais e 100% conectadas aos meios de comunicação utilizadas atualmente, as fintechs acabam sendo ainda mais práticas e adaptadas aos canais de preferência dos seus clientes. Por isso, se tornam mais próximas e conseguem oferecer um serviço mais personalizado do que os bancos tradicionais.

Nos conteúdos de relacionamento ou informativos produzidos e enviados à sua base de clientes e seguidores ou no atendimento aos novos clientes – por telefone, pelas redes sociais, pelo site da fintech–, os especialistas das fintechs estão sempre disponíveis para ouvir e ajudar seus clientes com discursos mais amigáveis.

4. Fintechs têm propostas mais acessíveis

Geralmente as fintechs não cobram nada para que os usuários se cadastrem como parceiros e possam iniciar seu processo de aquisição de crédito. Ou seja, as plataformas e canais de funcionamento das fintechs estão à disposição para que os clientes se cadastrem gratuitamente e realizem suas operações.

5. Fintechs cobram taxas personalizadas e encargos baixos

As fintechs atribuem as taxas e os encargos a partir do perfil e histórico de cada cliente após a análise de cadastro. Por isso, após terem suas solicitações aprovadas, geralmente as taxas e encargos atribuídos são competitivas em relação ao mercado. 

As fintechs são ameaças aos bancos? 

A previsão é que os comportamentos dos consumidores e as dinâmicas dos setores de mercado que compõem a economia brasileira e mundial estão mudando e, por isso, os bancos tradicionais que não se adaptarem irão perder cada vez mais espaço para as fintechs.

A verdade é que, de acordo com a pesquisa “Customers in the spotlight – How FinTech is reshaping banking”, realizada pela PwC, 72% das instituições bancárias já se sentem ameaçadas pelas fintechs. Esse dado mostra que essas instituições tradicionais estão percebendo que, cada vez mais, as fintechs estão dominando o mercado financeiro. 

Por ser uma alternativa diferenciada em termos de qualidade de atendimento aos parceiros, adaptação aos canais de comunicação mais confortáveis para os clientes, viabilizar o acesso das empresas a crédito pelo digital e de forma mais otimizada e acessível, além poder adaptar os seus serviços financeiros às necessidades das empresas, as fintechs são sim uma ameaça à modalidade de negócio dos bancos tradicionais. 

Qual é o modelo financeiro ideal para minha empresa? 

Refletindo sobre todos os pontos apresentados nos tópicos anteriores deste conteúdo, a pergunta para encontrar essa resposta é simples: o que a sua empresa sente falta nos parceiros financeiros que já teve?

Se você não está satisfeito com os processos burocráticos e inflexíveis e procura operações de crédito que ajudem o seu fluxo de caixa e não o prejudiquem, serviços financeiros com taxas personalizadas e encargos mais acessíveis e uma empresa com especialistas que estão sempre à disposição para ouvir sobre as dificuldades do seu negócio, sem dúvidas a melhor opção são as fintechs.

Conheça a fintech WEEL

A WEEL é uma fintech de crédito para empresas, focada no mercado B2B, que utiliza inteligência artificial em uma plataforma 100% digital para financiar pequenos, médios e grandes negócios por meio da antecipação de recebíveis otimização das suas contas a receber, adiantando as notas fiscais e duplicatas emitidas pela sua empresa e receba, hoje, um dinheiro que seria pago pelos seus clientes a prazo em 5 ou 120 dias e do WEEL Supply® otimização das suas contas a pagar, pagando à vista seus fornecedores e expandindo os prazos médios de pagamento da sua empresa.

A experiência WEEL é o caminho mais eficiente para otimizar seu fluxo de caixa. Veja como é simples e fácil:

Acesso desburocratizado a crédito é um dos diferenciais das fintechs. Saiba como se cadastrar na plataforma 100% digital da WEEL, uma fintech de crédito para empresas.

Os especialistas financeiros da WEEL estão à disposição para te atender e compreender melhor as necessidades específicas da sua empresa neste momento. Converse conosco pelo telefone +55 11 3198-5196, pelo chat ao lado esquerdo desta página ou pelo e-mail suporte@weel.com.