Existem muitas empresas que têm a consulta de nota fiscal – especialmente as eletrônicas – como parte de sua rotina e etapa essencial do seu modelo de negócio. Essas consultas de notas são essenciais para que as empresas aumentem a inteligência comercial para seus negócios, consigam avaliar seus clientes ou fornecedores de forma eficaz, entre outros benefícios. 

Entretanto, apesar dessa grande frequência de análises feitas pelas empresas, essas consultas de notas não precisam ser realizadas da forma mais antiga e tradicionalmente utilizada. Hoje em dia as notas impressas estão cada vez mais obsoletas e o mercado está cada vez mais adaptado a utilizar notas fiscais eletrônicas é possível analisá-las com apenas um clique e, além das informações relativas à compra ou venda específica de um produto ou serviço, obter um relatório completo sobre as empresas envolvidas. 

A WEEL preparou este conteúdo para explicar tudo a respeito do processo de consulta de nota fiscal eletrônica, ensinar como fazer essas consultas pelo CNPJ e apresentar quais são os sistemas mais modernos e completos para análise de notas fiscais. Continue lendo os tópicos a seguir e tire suas dúvidas!

O que é uma consulta de nota fiscal eletrônica?

A consulta de nota fiscal eletrônica é um procedimento necessário para que as empresas validem suas documentações com a Prefeitura – sede do poder executivo específico para cada município – e a Secretaria da Fazenda – que também tem órgãos que representam suas respectivas regiões.

Esse trabalho de consultar notas fiscais eletrônicas geralmente é indispensável para contadores que atendem empresas, instituições financeiras depositárias, instituições de investimentos, departamentos financeiros que precisam analisar clientes e fornecedores, entre outras.

Essa consulta permite que as empresas saibam se as notas são autorizadas, inutilizadas e, nos sistemas de análise de NF-e mais modernos e tecnológicos, até obtenham relatórios completos a respeito das empresas envolvidas nas vendas ou compras de produtos ou serviços. Já que essas análises de notas fiscais eletrônicas são tão importantes, existem alguns caminhos acessíveis para que as consultas sejam realizadas. 

A própria Secretaria da Fazenda tem um portal específico – para ter acesso a esse postal, acesse www.nfe.fazenda.gov.br para consultas manuais de notas fiscais eletrônicas e conhecimentos de transporte eletrônico, entretanto este é o processo mais tradicional e comum do mercado. 

Agora há o WEEL Analytics, um novo sistema tecnológico desenvolvido pela fintech de crédito para empresas WEEL, que permite que as empresas tenham acesso rápido a um relatório instantâneo, utilizando seu CNPJ para sua empresa acessar esse sistema, basta acessar www.analytics.weel.com.br/company-lookup.  

Quem precisa consultar Notas Fiscais Eletrônicas? 

Como comentamos anteriormente, a consulta de NF-e faz parte do dia a dia de diversas empresas e seus departamentos financeiros ou profissionais fiscais. A motivação desta consulta nem sempre é necessariamente a mesma, mas todas têm sua importância e objetivos específicos. Por exemplo, esses documentos podem ser consultados para ajudar a decidir se fornecedores ou clientes são confiáveis e cumpriram seus pagamentos e também para analisar o score de outras empresas antes de fechar um negócio. 

Para ajudar você a entender quais são as empresas e profissionais que costumam realizar essa análises, preparamos uma listagem com os principais. Confira: 

  • Empresas que têm fornecedores (indústria química, empresas varejistas, empresas alimentícias, entre outras); 
  • Fornecedores que precisam analisar seus clientes (produtores do agronegócio, indústria têxtil, exportadoras, entre outras);
  • Instituições financeiras depositárias (fintechs, bancos, factorings, FIDCS, entre outras);
  • Instituições contratuais (companhias de seguros e fundos de pensões, assessorias financeiras, entre outras);
  • Instituições de investimentos (bancos de investimentos, subscritores, corretoras, entre outras)

O que são sistemas de consulta de NF-e? 

Antes dessas notas fiscais eletrônicas, essa gestão de documentos era feita manualmente pelos departamentos financeiros das empresas e isso demandava muito esforço, ocupando o tempo dos profissionais responsáveis. Além disso, o processo de consulta de notas levava dias pois esses documentos precisavam ser enviados à instituição emissora para que fossem avaliadas e, só depois dessa análise, as empresas obteriam respostas que seriam enviadas de volta.

Após essas notas eletrônicas ganharem mais espaço do que as notas fiscais tradicionais devido ao avanço tecnológico geral do mercado, muitos softwares de gestão financeira e diversos sistemas de análise de NF-e surgiram para solucionar as novas demandas desses negócios e profissionais. 

Os sistemas de análise de NF-e são plataformas digitais que vieram substituir o processo analógico de consultas desses documentos e proporcionar novas soluções às empresas. Geralmente esses sistemas utilizam o formato XML, ou seja, suas notas precisam estar neste formato específico para serem consultadas. Por meio desses sistemas é possível que a sua empresa, por exemplo, faça uma análise de um grupo grande de empresas simultaneamente para decidir se estão aptas a fechar negócio com você.

Confira os benefícios do WEEL Analytics, por exemplo, nosso sistema de consulta de NF-e via CNPJ:

  • Acesso a um relatório completo de forma instantânea, sem limites de consultas, pelo computador;
  • Uso de big data a favor da sua empresa para uma análise instantânea e digital; 
  • Aumento da expertise e inteligência comercial da sua empresa devido aos insight das análises; 
  • Utilização de geolocalização para saber a distância entre você e dono(a) da NF-e; 
  • Análise rápida do risco de uma venda para decidir se é uma boa ideia fechar aquele negócio ou não.

Como consultar NF-e via CNPJ pelo Sefaz? 

Apesar de não ser a melhor, o Sefaz é o método mais tradicional para consultar notas fiscais eletrônicas via CNPJ. Portanto, é possível que você tenha interesse em saber os passos para consultar suas notas pelo portal. Resumidamente, os passos são os seguintes:

1º passo: Acesse o portal de nota fiscal eletrônica do Sefaz ou faça download do app Manifestação do Destinatário disponível no site;

2º passo: Insira a chave de acesso (número de 44 dígitos presentes no DANFE – Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica) no portal ou abria o programa para se cadastrar e cadastrar o CNPJ da empresa no app Manifestação do Destinatário;

3º passo: Após cadastrar os CNPJ das notas fiscais eletrônicas que deseja consultar no portal ou na plataforma, confira se o certificado digital dessas empresas está cadastrado;

4º passo: Para baixar o arquivo XML é necessário uma ciência da emissão ou confirmação da operação. Dentro destas opções do programa, somente 10 arquivos de XML podem ser baixados a cada acionamento da ferramenta

Entretanto, como já apresentamos aqui neste artigo, há um meio mais tecnológico e completo de consultar suas notas fiscais eletrônicas. Descubra, a seguir, como fazer essa consulta pelo WEEL Analytics!

Como consultar NF-e via CNPJ pelo WEEL Analytics? 

Agora, se você está em busca de uma forma desburocratizada, tecnológica e moderna para consultar suas notas fiscais eletrônicas via CNPJ, o WEEL Analytics é ideal. Esse novo sistema desenvolvido pela WEEL é o que há de mais moderno no mercado. Nele você faz uma análise de nota fiscal eletrônica instantânea, gerando um relatório completo a respeito daquele documento e das empresas envolvidas com apenas um clique. O sistema une análise de dados, geolocalização e muito mais à favor da sua empresa.  

Então, se você está interessado em conhecer um novo sistema de análise de NF-e, confira o passo a passo para iniciar suas consultas com o WEEL Analytics: 

1º passo: Acesse o sistema WEEL Analytics pelo seu computador conectado à internet e escolha Company Lookup

2º passo: Cadastre-se utilizando o CNPJ de 8 ou 14 dígitos da sua empresa para começar; 

3º passo: Carregue as notas fiscais eletrônicas que deseja analisar em formato XML.;

4º passo: Saiba detalhes sobre a empresa, seu score, suas transações, sua geolocalização e outros dados.

Nosso artigo sobre consulta de NF-e foi útil para você? Se acha que este conteúdo pode ajudar outras pessoas, compartilhe-o utilizando os ícones de redes sociais que estão no canto superior direito aqui ou envie diretamente o link desta página!

Se tiver qualquer dúvida a respeito deste assunto sobre notas fiscais eletrônicas, nosso sistema de análise ou qualquer outro tema, converse com nossos especialistas pelo chat do nosso site, enviando um e-mail para suporte@weel.com, ligando para +55 11 3198-5196 ou ou via WhatsApp clicando no banner abaixo. Estamos à sua disposição!