Como saber se seu negócio precisa de um aplicativo próprio de celular?

Nos dias atuais os aplicativos de celular fazem parte constante de nossas vidas. Realizamos inúmeras tarefas com poucos cliques e rapidamente nos acostumamos com a praticidade que muitos deles oferecem.

Certamente, você utiliza aplicativos, assim como seus funcionários e clientes. Mas, será que é momento para sua empresa investir em um aplicativo próprio?

Somente na Apple Store há mais de dois milhões de aplicativos disponíveis para download, sendo muitos deles corporativos e específicos para clientes de empresas. Portanto, o primeiro ponto a ser pensado é se o aplicativo a ser desenvolvido para sua empresa tem características e vantagens para o consumidor. Além de ter motivos que o façam baixar o aplicativo, o usuário deverá ser convencido a utilizá-lo com frequência.
Alguns tópicos que podem ajudar a decidir se desenvolver um aplicativo irá beneficiar sua empresa:

1) O que você espera que o aplicativo faça pelo seu negócio?

Qual o objetivo do aplicativo? Caso seja vendas, por exemplo, seu negócio comporta esse tipo de serviço? Se o objetivo é melhorar seu relacionamento com o cliente, existem funcionários aptos para realizar essa atividade?

Além disso, pense se sua empresa irá conseguir medir resultados caso você decida prosseguir com o aplicativo. Se os resultados não forem como esperado, a estratégia pode ser adaptada para novas soluções?

2) Quais características e serviços seu aplicativo precisa?

O objetivo deve ser sempre o que é melhor para o seu consumidor. Portanto, aqui deve-se pensar essencialmente qual o perfil do seu consumidor, seu estilo de vida, idade, localização, etc. Além disso, algo deve-se destacar no aplicativo para que ele continue sendo utilizado. Muito provavelmente, melhoras e updates deverão ser feitos ao longo do tempo e deve-se ter em mente se o seu negócio comporta esse tipo de atividade, que inclui desde desenvolvedores de sistemas até a equipe de marketing para divulgar as novidades do app.

3) Quanto você quer investir?

Nesse ponto, deve-se pensar não somente no orçamento financeiro disponível para o desenvolvimento do aplicativo, mas também no tempo necessário para sua execução. De acordo com especialistas, um aplicativo completo e funcional poderá levar no mínimo seis meses para ser desenvolvido.

Portanto, planejamento é fundamental na tomada de decisões.