Como evitar problemas de fluxo de caixa

Fluxo de caixa negativo é o maior pesadelo dos empresários, especialmente quando isso acontece de forma imprevista. Sem acesso a capital de giro, torna-se impossível cumprir com as obrigações atuais do negócio – submeter-se a outras (como o investimento em uma nova área de atuação, por exemplo) é virtualmente inviável.

A WEEL preparou algumas dicas que o ajudarão a gerir seu fluxo de caixa, de forma que ele permaneça sempre positivo, permitindo a operação saudável e o crescimento de seu negócio.

Planeje-se

Controle é fundamental. Por vezes, o planejamento do fluxo de caixa falha ao não prever a correta projeção de gastos.

Dedique-se ao planejamento do próximo período (15 dias ou um mês, por exemplo). Pode parecer uma dica simples; no entanto, manter os gastos organizados, mesmo que a curto prazo, faz toda diferença, principalmente porque o mantém sempre a par dos números de sua empresa.

Prepare-se para estender cada vez mais o espectro de seu controle. O indicado é que você tenha visibilidade financeira de pelo menos 6 meses à frente.

 

Use a tecnologia a seu favor

Você emprega a tecnologia na gestão financeira de seu negócio? Nesse caso, garanta que seus funcionários estejam utilizando a última versão dos softwares ou aplicativos, de forma que usufruam de todo o seu potencial. Invista em plataformas colaborativas, tecnologias em nuvem e dispositivos móveis. Dessa forma, o trabalho poderá ser feito de qualquer lugar e de maneira otimizada. Confira aqui as principais ferramentas tecnológicas voltadas à gestão de negócios.

Busque novos clientes

De tempos em tempos, é necessário reavaliar sua base de clientes. Caso sua empresa disponha de capacidade para lidar com mais volume, uma das formas de manter-se longe de problemas de fluxo de caixa é obviamente gerando mais lucro.

Para incentivar seus clientes a indicar seus serviços, você pode oferecer descontos, promoções ou até prover consultoria, caso isso faça sentido no seu negócio. Lembre-se: uma das  melhores maneiras de conquistar clientes é por meio de atendimento de qualidade.

Antecipe seus recebíveis

Oferecer venda a prazo ou longos termos de pagamento pode ser um importante diferencial competitivo para seu negócio. No entanto, isso o força a aguardar 30, 60 ou até 90 dias até que os clientes paguem seus boletos. Manter o fluxo de caixa saudável é, nesses casos, um grande desafio – que pode ser solucionado com a antecipação de recebíveis. Com essa modalidade de crédito, você pode contar com o pagamento imediatamente, pagando por isso taxas muito inferiores a outras modalidades de crédito.

A antecipação, hoje em dia, pode ser feita de forma totalmente online (todos os documentos são enviados por computador), ágil e segura. No site da WEEL você pode conferir todas as informações referentes a essa operação e tomar a melhor decisão para seu negócio.