Como encerrar o ano com fluxo de caixa positivo?

O fluxo de caixa é a força vital de qualquer negócio. Com a aproximação do final do ano, as pequenas e médias empresas (PMEs) brasileiras já podem sentir certos efeitos que resultam em dificuldade na gestão dessa força vital: 13º salário, fechamento de vendas, planejamento para o próximo ano, entre outros. Assim, o desafio da gestão financeira é lidar com todas essas despesas e ainda assim manter o fluxo de caixa positivo.

O que fazer para contornar este desafio?

Para garantir uma boa saúde do fluxo de caixa, as PMEs recorrem a soluções financeiras bastante conhecidas no mercado, como empréstimo, conta garantida e antecipação de recebíveis.

Para analisar as diferenças entres essas soluções, o empresário – ou gerente financeiro – deve avaliar alguns pontos importantes:

– Qual será a solução que me dará menos dor de cabeça hoje o no futuro?

– Qual será a mais prática, rápida e transparente?

– Qual será a mais acessível?

Dentre as opções do mercado, fica claro que a antecipação de recebíveis é a mais vantajosa para o empresário. Contrariamente ao empréstimo e a conta garantida, o empresário, ao antecipar recebíveis, não está utilizando um recurso de terceiros que terá de ser pago no futuro; ele simplesmente está recebendo antes um recurso próprio que já viria no futuro. Desse modo, o empresário não necessita arcar com a dor de cabeça de negociar condições e pagamentos futuros, e assim consegue deixar seu fluxo de caixa sempre positivo.

Faça o planejamento do seu fluxo de caixa neste final do ano

Se você planeja crescer seu negócio no próximo ano, comece já a planejar suas finanças para evitar crises de fluxo de caixa. A missão da parceria entre Omie e WEEL é de descomplicar a vida da PME que deseja manter seu fluxo de caixa sempre positivo. O cliente Omie já pode aproveitar todos os benefícios e condições dessa parceria para fechar seu ano com chave de ouro.

Consulte-nos para saber mais como aproveitar esses benefícios.