As vantagens da antecipação de recebíveis via ERP

Termo muito usado por administradores de empresas, o ERP é a sigla de Sistema Integrado de Gestão Empresarial (ou Enterprise Resource Planning, em inglês). Um dos departamentos mais beneficiados pelo ERP é o financeiro, já que o sistema atualiza em tempo real toda a movimentação da companhia. O ERP apoia o gerenciamento do fluxo de caixa, os pedidos de venda, produção de mercadorias, folha de pagamento de funcionários, emissão de nota fiscal e checa a necessidade de antecipar recebíveis, entre muitos outros processos que antes eram feito em separado e manualmente.

Atualmente uma modalidade muito viável é a antecipação de recebíveis online via ERP.  Através da parceria entre as plataformas de ERP e empresas antecipação de recebíveis, os estabelecimentos usuários do sistema de gestão não precisam mais recorrer a demorados serviços de aprovação  disponibilizados pelas factorings convencionais ou pelo sistema bancário.

Como antecipar na WEEL via ERP

O app da WEEL, fintech que utiliza inteligência artificial para financiar pequenas e médias empresas por meio da antecipação de recebíveis, é integrado aos principais ERPs do mercado, como ABC71, Omie, ERPFlex, SAP Business One e à plataforma de gestão de notas fiscais Arquivei.

Sem ter de sair de seu módulo de gestão, o gestor financeiro da empresa precisa apenas de acessar o app da WEEL, introduzido na plataforma ERP, para realizar seu cadastramento no sistema de antecipação online. A partir dessa operação, todas as notas fiscais emitidas pelo usuário são analisadas rapidamente, de forma automática, pela estrutura da WEEL, que oferece propostas online de quitação antecipada das faturas mediante uma análise de risco baseada em inteligência artificial.

A oferta de antecipação de recebíveis é um dos principais e mais econômicos modelos de oferta de capital de giro à disposição das empresas.

A grande vantagem da antecipação, comparativamente com as outras linhas de crédito, é que o empresário não está pegando algo emprestado de alguém, mas sim usando um recurso que já é da empresa. Ele está simplesmente antecipando datas de recebimento.

Por este motivo, os custos de antecipação são menores que os empréstimos convencionais das instituições financeiras tradicionais.

A importância do ERP

ERP trata-se de um sistema de gestão utilizado por empresas de todos os portes, que automatiza e integra processo das diferentes áreas do negócio, como Vendas, Marketing, Finanças, Contabilidade, Fiscal, Estoque, Compras, Recursos Humanos, Produção e Logística.

Contar com um ERP é fundamental para maximizar o fluxo de informações internas e otimizar a tomada de decisões. Com um bom ERP, um presidente, por exemplo, consegue visualizar em tempo real tudo o que está acontecendo em sua empresa, identificar áreas que precisam de atenção imediata e também checar o quão próxima a empresa está de suas metas, por exemplo.

Em um mundo tão veloz como o de hoje, ter um bom ERP e fazer um constante acompanhamento é fundamental.

Há sistemas que atuam em segmentos ou portes diferentes de empresas oferecendo soluções digitais como aplicativos de celular. Com isso, é possível “levar a empresa” consigo para qualquer lugar.