As vantagens da antecipação de recebíveis online

Você conhece o conceito de Fintech? Fintech é um termo que surgiu da união das palavras financial (financeiro) e technology (tecnologia) para definir empresas que trabalham para inovar e otimizar serviços do sistema financeiro por meio de tecnologia.

As fintechs no mercado de antecipação de recebíveis

Uma das otimizações trazidas pelas fintechs foi na antecipação de recebíveis uma alternativa de levantamento de recursos para acelerar a empresa financeiramente. 

Até o surgimento das Fintechs, no entanto, esta alternativa era pouco viável para os empresários em função da dificuldade de avaliar o risco do não pagamento daquela nota fiscal utilizada para garantir a segurança da operação. E como tudo que é mais difícil é mais caro, os custos deste tipo de operação também eram altos.

Fintechs como a WEEL chegaram para mudar este cenário. Por meio de Inteligência Artificial, a WEEL consegue desburocratizar a antecipação de recebíveis.

Veja as vantagens da antecipação de recebíveis online:

–  Análise de documentos de forma eficiente e segura;

–  Cálculo de custos da operação em poucos minutos;

– Não gera dívidas. A operação antecipa um valor que já pertence ao cliente, mas que será pago em data futura;

– Não exige garantias patrimoniais. A própria nota fiscal é o lastro da operação;

– Não analisa a conta corrente do cedente ou do sacado como é feito em operações de financiamento ou empréstimo;

– Não utiliza recursos externos. Nesta operação o empresário está antecipando seus próprios recursos, o que é mais seguro para a saúde da empresa;

– Plataformas digitais completas e seguras, como a da WEEL, permitem que o gestor visualize todo o seu fluxo de caixa e também o cálculo da antecipação;

– Integração com ERPs e outros sistemas de gestão financeira. O app da WEEL, por exemplo, é integrado aos ERPs Omie, ERPFlex, SAP Business One e à plataforma de gestão de notas fiscais Arquivei.

– Os valores resultantes da operação são calculados imediatamente e visualizados na tela do gestor. Sem surpresas.

– Custos que não comprometem a margem do empresário. Nas Fintechs, o atendimento é personalizado e humano, mas os custos não dependem de relações pessoais. Eles são definidos de maneira inteligente pela alta tecnologia. Por isso são justos.

O mercado de fintechs no Brasil

Segundo a 8ª edição do Radar Fintechlab de Junho de 2019, o Brasil tem 604 fintechs, 33% a mais do que em Agosto de 2018, quando eram 453 empresas. A análise individual por modalidade mostra que o setor de pagamentos apresentou um aumento de 43% saltando dos 26% que possuía no ano passado em termos de participação no total de fintechs para 29% na edição atual. 

Entre as fintechs de crédito a expansão foi de 36%, passando a corresponder a 18% do total de fintechs do país. 

As fintechs de investimento registraram o maior crescimento percentual entre todas as categorias, de 59%. Os bancos digitais cresceram 50%.

Entre as vantagens das Fintechs estão:

  • Economia de custos operacionais e também nos custos cobrados do consumidor;
  • Desburocratização de serviços por meio de soluções tecnológicas e online;
  • Atendimento ao consumidor personalizado e rápido;
  • Flexibilidade na hora de utilizar o serviço. Faça que o quiser, onde e quando desejar;
  • O cliente é o centro do negócio. Portanto, tudo é desenvolvido para que ele tenha a melhor experiência possível

Veja o mapa das Fintechs no Brasil

– Mapa de fintechs feito pela Fintechlabs.