As empresas que atuam nos segmentos de atacado e distribuição enfrentam desafios complexos, especialmente por causa das necessidades específicas das categorias mercadológicas em que estão inseridas. 

Alguns dos desafios comuns para estas empresas são, por exemplo, a dificuldade de encontrar o equilíbrio entre a capacidade produtiva e a gestão das novas demandas, assim como o alinhamento financeiro entre as dívidas urgentes e os recebíveis a prazo relativos aos pagamentos parcelados das suas vendas.

Essas contrariedades devem ser administradas e solucionadas com métodos cada vez mais otimizados e benéficos à empresa. Além de toda a complexidade para manter suas operações em crescimento, elas, de certa forma, também são responsáveis pelo desenvolvimento e aquecimento de clientes que atendem, atuantes nos mais diversos nichos.

De acordo uma pesquisa realizada pela ABAD (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados) e apurada pela FIA (Fundação Instituto de Administração), o setor de atacado e distribuição obteve um crescimento de faturamento de 1,14% só no ano passado, em 2019. Esse percentual de crescimento econômico é o resultado de uma comparação com os dados apresentados ao ano anterior, em 2018. 

Apesar de estarem obtendo uma lucratividade otimista — principalmente devido à melhoria do cenário econômico do país — a falta de organização financeira e do autoconhecimento do capital de giro que está à disposição dessas empresas pode causar prejuízos irrecuperáveis e até levá-las à falência.

Dificuldades do atacado e distribuição estão associadas à entrada de crédito a prazo

De acordo com as perspectivas e apostas para as empresas da área de atacado e distribuição, 2020 será ainda mais promissor! A única barreira para o desenvolvimento progressivo dessas empresas é o descontrole do fluxo de caixa e, consequentemente, a escassez de entrada de crédito a curto prazo para investir em insumos e cobrir os valores  investidos na produção de matéria-prima em larga escala. 

É necessário que a sua empresa acompanhe constantemente diariamente, semanalmente, mensalmente, semestralmente ou anualmente todas as movimentações e informações das entradas do caixa, saídas do caixa, saldos da operação, saldos finais e outros detalhes.

Após adquirir essa inteligência financeira, você poderá prever e entender quais ocasiões exigirão que a sua empresa faça operações de antecipação de recebíveis. E é aí que a parceria com as instituições financeiras de adiantamento de crédito começa!

As fintechs de antecipação de recebíveis e soluções financeiras estão tomando o mercado de crédito e contribuindo para o crescimento de pequenas, médias e grandes empresas. Tudo isso utilizando a tecnologia a favor da saúde financeira dos atacadistas e distribuidores e desburocratizando seu acesso ao adiantamento de crédito.

A WEEL, por exemplo, é uma fintech 100% digital que antecipa os valores das notas fiscais (NFs) para que a sua empresa receba uma quantia que só entraria no seu caixa em 30, 60, 90 ou 120 dias à frente. Conseguindo, assim, acelerar o crescimento da empresa, viabilizar uma maior liquidez e otimizar seu fluxo de caixa.

Quer entender detalhadamente como fintechs de antecipação de recebíveis podem ajudar as empresas de atacado e distribuição? Descubra, a seguir, 4 benefícios da antecipação de recebíveis para esses setores específicos de empresas:

1. Equilíbrio entre produção e demandas

A dificuldade para aumentar a capacidade produtiva de uma empresa de atacado ou distribuição está diretamente relacionada ao dinheiro que ela tem para investir na produção da sua matéria-prima sob demanda.

Ou seja, dependendo da situação, fechar novas vendas e arcar com os custos operacionais pode não ser viável se, no mês seguinte, a empresa não poderá quitar as dívidas relativas à produção dos produtos que foram vendidos. Isso resulta, portanto, numa perda de credibilidade com seus clientes.

A antecipação de recebíveis possibilita que essas empresas tenham uma linha de crédito à sua disposição para adiantar créditos a receber que já às pertencem. Assim, poderão utilizar a antecipação das suas contas a receber para viabilizar o recebimento dessas novas demandas e manter uma lucratividade contínua para o seu negócio.

2. Evitar empréstimos e financiamentos

A antecipação de recebíveis está mais próxima de uma operação de capital próprio do que de capital de terceiros. Isto significa que, optando por esse tipo de operação, as empresas de atacado e distribuição não precisarão solicitar empréstimos e financiamentos. 

Ao evitar essas aquisições de créditos que não às pertencem essas empresas estarão, assim, eliminando a criação de novos débitos e que iriam impactar em seus orçamentos nos meses seguintes.

Uma vez que, geralmente, esses empréstimos e financiamentos são quitados com encargos fixos e altas taxas de juros atribuídas pelos bancos ou instituições financeiras responsáveis

3. Antecipar com taxas vantajosas e personalizadas

A antecipação de recebíveis das fintechs têm taxas de juros personalizadas, além de proporcionar custos operacionais mais vantajosos e fazer as empresas evitem cobranças desnecessárias e abusivas das instituições financeiras mais tradicionais.

Isto significa que, para realizar uma operação e antecipar o dinheiro relativo às suas NFs, sua empresa será avaliada e todos os encargos serão atribuídos a partir disso. Quão melhor for o histórico de pagamentos da sua empresa, menores serão as taxas e melhores serão os limites das linhas disponibilizadas.

4. Liberdade para negociar com seus clientes

Poder contar com a antecipação de recebíveis significa ter a possibilidade de ampliar o leque de clientes já que sua empresa ficará mais flexível aos prazos e às necessidades específicas dos clientes.

É bastante comum que as empresas de atacado e distribuições ouçam de seus clientes que eles precisam de prazos mais alongados para realizar o pagamento dos produtos adquiridos, certo? Essa flexibilidade irá facilitar no processo de negociação, definição dos prazos de pagamentos e ampliará o leque de possibilidades dessas empresas atacadistas e de distribuição.

Quer fazer uma antecipação de recebíveis ou tirar dúvidas? Cadastre-se no formulário abaixo e um dos especialistas da WEEL entrará em contato rapidamente: