Você sabe como usar a antecipação de recebíveis a seu favor?
3 de setembro de 2018 | Dicas | VoltarVocê sabe como usar a antecipação de recebíveis a seu favor?
Muitos gestores e empresários têm várias dúvidas quando o assunto é antecipação de recebíveis. Como fazer? É o mais correto? Vai prejudicar meu fluxo de caixa? Porém, por falta de informação deixam de aproveitar essa oportunidade.
Há muitas situações em que antecipar recebíveis não é somente uma oportunidade, mas também um investimento. Quando surge um novo cliente com uma solicitação urgente, e é preciso comprar matéria-prima, por exemplo, fazer a antecipação garantirá o atendimento, a venda e, ainda, a fidelização do cliente em longo prazo.
Pensando nisso, reunimos diversas informações sobre o assunto para você e algumas dicas de como usar a antecipação de recebíveis a seu favor. Portanto, continue a leitura!
Oportunidades de estoque barato
Manter um estoque em nível adequado é essencial ao fortalecimento de qualquer negócio. Infelizmente, nem sempre há dinheiro em caixa suficiente. Em situações mais específicas, é preciso antecipar os recebíveis para aproveitar uma boa oportunidade.
Pense na seguinte situação: seu fornecedor reduziu o valor do bem comercializado e, ao comprá-lo, terá uma boa margem para venda no futuro. O problema é que não tem dinheiro suficiente no caixa. Mesmo assim, sabe que a compra é uma ótima chance.
Aqui, a antecipação é um verdadeiro investimento. Você poderá comprar mais barato, vender com boas margens, e o lucro será maior que as taxas operacionais. Nesse caso, a antecipação está sendo vista por um prisma verdadeiramente estratégico.
Demandas urgentes dos clientes
Há momentos em que a demanda do público-alvo cresce bastante. Um ótimo exemplo é o Natal, quando a procura por determinado produto pode duplicar ou até triplicar. Mas é preciso estar preparado e ter capital financeiro suficiente para fazer pedidos.
Aqui, outra vez, a antecipação é estratégica. Adiantar a compra de determinado produto garantirá que o negócio tenha o suficiente para vender aos clientes e seja capaz de atender demandas esporádicas, afinal de contas, elas sempre surgem.
Há muitos benefícios relacionados e que também devem ser considerados. Antecipar compras para atender demandas urgentes do cliente é um sinal de respeito e apreço, o que é bem-visto e certamente pode fidelizar seu público-alvo.
Entregas antecipadas com valor agregado
É muito provável que a logística de sua empresa seja padronizada. Isto é, que ela use alguma transportadora de confiança ou parceiro estratégico. No entanto, existem ocasiões em que há grande urgência e que a entrega precisa ser feita com maior agilidade.
Imagine uma venda que esteja vinculada à rapidez na entrega, sendo que o prazo é “apertado”. O não cumprimento poderá causar prejuízos para a empresa.
Aqui, a antecipação de recebíveis poderá ser a saída para contratar um modal de transporte mais ágil, como, por exemplo, o aeroviário, o que pode até agregar valor à venda.
Como você pôde observar, existem muitas situações em que a antecipação é uma verdadeira oportunidade. Quando não há dinheiro suficiente para investir em algo necessário, a antecipação de recebíveis é uma ótima saída. Assim, além de ter mais agilidade no acesso aos recursos, você pagará menores taxas e terá maior segurança financeira.
Gostou do nosso artigo e está por dentro do tema, certo? Aproveite para assinar nossa newsletter e receber e-mails exclusivos com nossas novidades. Vamos lá!

Escrito por agenciacanna
Content & SEO Manager da WEEL. Integrante do time de Marketing da nossa fintech, é um entusiasta do universo de gestão financeira B2B. Para parcerias entre blogs, envie um e-mail para rogerio.barros@weel.com
Artigos relacionados

Cessão de Crédito: saiba o que é, por que fazer, quais são os benefícios, passo a passo e legislação
01 / 03 / 2021 | Banco de palavras, Blog, Geral, GeralÍndice do Conteúdo1 O que é Cessão de Crédito? 1.1 Exemplo de Cessão de Crédito2 Por que fazer uma Cessão de Crédito? 2.1 Benefícios da Cessão de Crédito3 Passo a (...)
Leia Mais
Vendor Finance e Compror Finance: o que são, como funcionam e quais são as diferenças?
18 / 01 / 2021 | Banco de palavras, Blog, Geral, Geral, ProdutoÍndice do Conteúdo1 O que é Vendor Finance?1.1 Ainda não entendeu como o Vendor Finance funciona?1.2 Vantagens do Vendor Finance1.3 Exemplo de operação de Vendor Finance2 O que (...)
Leia Mais
Significado de Broker: o que é, em quais áreas atuam e quais são as parcerias do mercado financeiro?
09 / 12 / 2020 | Blog, Dicas, Geral, Geral, ParceriasÍndice do Conteúdo1 Significado de Broker 2 Mas o que é um Broker? 2.1 1. Brokers para instituições financeiras2.2 2. Brokers de investimentos2.3 4. Brokers imobiliários 2.4 5. Brokers de (...)
Leia Mais