Saiba fazer da antecipação de recebíveis uma estratégia de crescimento

Cada vez mais popular, a antecipação de recebíveis é uma opção comprovadamente ágil e de baixo custo para fortalecer o fluxo de caixa de sua empresa para que você a conduza ao crescimento.

É fácil compreender como isso acontece. O que você faz quando, por exemplo, surgem promoções vantajosas de fornecedores mas não dispõe de recursos extras em caixa? Ou quando um momento de alta demanda exige reposição de estoque para impulsionar vendas? E naquela hora em que surge uma oportunidade-relâmpago de investir em um novo nicho – mas todos os recursos estão comprometidos em sua produção atual?

A maioria das pequenas e médias empresas precisam deixar essas oportunidades passar, desperdiçando potencial de crescimento. Outras arriscam-se buscando crédito caro ou utilizando opções que estão à mão – geralmente cheque especial ou cartão de crédito, os maiores cobradores de juros do mercado. Em vez de crescimento, experimentam o gosto amargo das dívidas.

O antecipação de recebíveis digital é, na verdade, o avanço da antiga modalidade de fomento comercial, a qual permite que o empresário receba imediatamente os pagamentos futuros que lhe cabem (boletos com data de vencimento futura ou vendas a prazo). Com a digitalização dessa operação, implantada pelas novas empresas financeiras de alta tecnologia – conhecidas como Fintechs –, o empresário conta com ingressos seguros, imediatos, desburocratizados e que não geram dívidas.

Você encontrará nesse post todas as informações de que precisa para compreender o que é a antecipação digital e como utilizá-la para impulsionar o crescimento de seu negócio.

O que é antecipação de recebíveis digital?

Tanto a empresa que realiza a antecipação de recebíveis (recebíveis = faturas emitidas por sua empresa) quanto a operação em si levam o nome de “antecipação de recebíveis”. Até recentemente, essa operação só podia ser realizada de forma manual. Exigia deslocamento do solicitante do crédito à instituição bancária, uma montanha de documentos e paciência: sua liberação poderia demorar cerca de uma semana para ser aprovada e outros tantos dias até a transferência do valor.

Fintechs como a WEEL transformaram completamente essa operação, que com o apoio da tecnologia tornou-se online – e daí o nome “digital”. A transação é realizada em instantes, o cálculo do valor a ser recebido é feito primeiramente dentro da plataforma e sem nenhum custo (confira aqui como utilizar a calculadora de antecipação), e o montante é disponibilizado no próprio dia da solicitação.

Como funciona a antecipação de recebíveis digital?

Vendas a prazo são comuns em empresas de
todos os segmentos, pois trata-se de um diferencial competitivo. Por outro
lado, muitas pequenas e médias empresas (PMEs) fornecedoras de grandes indústrias
(como é o caso da plástica – leia
mais aqui
– e da automobilística) são obrigadas a trabalhar com prazos
de recebimento de até 90 dias
ou mais. Essa realidade resulta em um acúmulo
de capital a receber semanas ou até meses mais tarde.

Esse “vácuo” é solucionado pela antecipação digital, que permite que recursos futuros e certos sejam disponibilizados rapidamente (no caso da WEEL, até mesmo no próprio dia da solicitação), e sem nenhuma burocracia.

Quais são os principais objetivos da antecipação de recebíveis?

Os serviços de antecipação visam ajudar, fomentar e assessorar o empresário na gestão financeira, auxiliando-o a ter mais controle e flexibilidade em seu fluxo de caixa. É uma alternativa amplamente utilizada por pequenas e médias empresas, as quais encontram mais dificuldades ou pagam mais caro por modalidades tradicionais de crédito.

Como o antecipação de recebíveis cria vantagem competitiva?

O atual mercado, em todos os países e
segmentos, é altamente disputado. Para manter seu negócio competitivo, o gestor
precisa conhecer as técnicas de gestão e as modalidades de empréstimo que
garantam sua saúde financeira. A antecipação de recebíveis, antes burocrática e
demorada, ganhou evidência ao tornar-se digital, o que foi proporcionado pelo
surgimento das Fintechs.

Ao se autofinanciar, a empresa fortalece
seu fluxo de caixa, permitindo que o gestor concentre-se na gestão do negócio e
aproveite oportunidades.

Como contratar com segurança uma Fintech de antecipação de recebíveis?

Há muitas medidas que garantem a sua
segurança, como
você lê aqui
.

Sem dúvida, em primeiro lugar é importante pesquisar o histórico das Fintechs de crédito disponíveis no mercado. Conhecer sua rede de parceiros é uma boa forma de checar sua solidez. Procure conhecer também o site da empresa e verifique sua projeção na mídia (confira as reportagens publicadas sobre a WEEL clicando aqui).

Você também deve garantir que sua
empresa está preparada para a operação – é fundamental realizar projeções
financeiras e planejamento, uma vez que, com a antecipação de recursos, eles
não serão recebidos mais tarde.

Quais as vantagens da antecipação em relação a modalidades de crédito?

Antes de mais nada, você não estará gerando dívidas para seu negócio, uma vez que simplesmente antecipa um recurso que já é seu.

Pelo fato de ser digital, há um maior nível de segurança, já que suas informações e as de seus clientes serão checadas antes de a operação ser aprovada.

Além disso, as taxas incidentes sobre a
operação são expressivamente mais baixas do que as taxas tradicionais cobradas
em empréstimos bancários.

Outro diferencial importante é o fato de
tratar-se de uma operação altamente desburocratizada – após o cadastro inicial,
apenas o boleto precisa ser apresentado, nada mais.

Por fim, você pode calcular
antecipadamente o valor da operação sem nenhum custo. Isso garante total
autonomia para que você decida se a antecipação é benéfica ou não para seu
negócio, a qualquer hora do dia, a qualquer dia da semana e em qualquer lugar
do planeta.

Está pronto para verificar, sem compromisso ou custo, a plataforma WEEL e tirar suas próprias conclusões sobre a operação de antecipação de recebíveis? Entre aqui e confira!