Dicas de como organizar seu fluxo de caixa e a administração financeira da sua empresa.

Administração financeira – Devido aos últimos acontecimentos no Brasil – greves, instabilidade política – o clima de incerteza tem aumentado e é fácil a constatação da oscilação de preço em produtos dos mais diversos segmentos.

Diante deste turbilhão de acontecimentos, vamos mencionar algumas dicas de como fechar o mês da sua empresa.

1 – Reconheça os gastos fixos.
A princípio inicie com a verificação de gastos fixos. Aluguel, energia elétrica, água, comunicação (telefone, celular e internet), salários, entre outros.

2 – Analise a situação atual da sua empresa.
Para manter a qualidade na administração financeira da sua empresa, faça um levantamento para constatar se há saldo em banco, quais são os empréstimos, compras parceladas, recebimentos e pagamentos previstos para o futuro próximo. É melhor ter consciência total da empresa para melhor tomada de decisão nas ações.

3 – Reavalie seus preços.
Reveja os preços cobrados por seus produtos/serviços e garanta que as contas fecham. Este é um ponto de extrema atenção, pois até mesmo empresários de longa data ainda ficam surpresos a reavaliarem seus preços. Fazendo contas, são constatados casos que não estão tendo lucro algum, e em muitos outros, tendo até prejuízos.

4 – Renegociação de dívidas.
Identifique se há cobrança de juros excessivos sobre dívidas. Em um cenário repleto de incertezas, juros podem lhe prejudicar ainda mais. Reavalie os contratos e verifique se há espaço para renegociações.

5 – Faça o fluxo de caixa projetado para os próximos meses.
Anote para os próximos 06 meses: gastos fixos, pagamentos e dívidas a pagar; e todos os recebimentos.

Quanto maior for o detalhamento do seu fluxo, mais consciente você estará para a tomada de decisões. Por exemplo: sabendo que algum mês você ficará no negativo, analise a possibilidade de cortar custos ou antecipar recebíveis.

Fique por dentro.

No conteúdo anterior nós demos dicas super especiais de “Como Implementar um Fluxo de Caixa”. Clique aqui e veja nosso conteúdo explicativo.

Conheça a antecipação de recebíveis.

A WEEL redefiniu o padrão de serviços financeiros no país. Foi desenvolvido um portal 100% digital que visa solucionar, de forma simples e segura, a necessidade do empresariado. Pautada pela diminuição da burocracia, as empresas conseguem antecipar seus recebíveis para manter o fluxo de caixa positivo ou até mesmo concretizar aquele projeto inovador.

O modelo é 100% integrado com o ERP diário, as taxas são calculadas de acordo com cada cliente e a visualização dos custos da operação é totalmente transparente. Muito mais organização, praticidade e segurança.

Que tal experimentar gratuitamente? Clique aqui e faça já seu cadastro.