A estabilidade de qualquer empresa depende da saúde do seu fluxo de caixa e, dentro do quadro de contas a pagar que compõem esse controle financeiro, existem obrigações com diversas finalidades como, por exemplo, os inevitáveis e constantes pagamentos a fornecedores.

Durante crises econômicas ou períodos sazonais de poucas atividades para setores específicos, muitas empresas acabam enfrentando problemas para manter seus pagamentos a fornecedores em dia e começam a observar uma grande inflexibilidade por parte esses fornecedores em permitir pagamentos a prazo para comprar matéria-prima e insumos.

É possível perceber que intenções em relação aos prazos para pagar e receber acabam ficando desalinhadas em períodos mais instáveis. Ou seja, as empresas acabam buscando prazos maiores para pagar seus fornecedores e, em contrapartida, esses fornecedores estão precisando receber os valores relativos às vendas ou prestações de serviços que realizaram em prazos menores.

Sendo assim, alguns questionamentos bastante comuns e desafiadores acabam aparecendo na cabeça de qualquer empresário ou integrante de um departamento financeiro: como chegar ao prazo ideal para a empresa e para o fornecedor? Há métodos para obter mais flexibilidade por parte do caixa da empresa para essas negociações?

Antes de apresentar os métodos separados pela WEEL para ajudar as empresas neste processo de obter soluções para pagar seus fornecedores, vamos entender a importância de desenvolver uma boa gestão de caixa para resolver estas questões. Confira:

Impacto de boas gestões de contas nos pagamentos a fornecedores

A saúde do caixa de qualquer negócio está diretamente ligado ao faturamento da empresa e às estratégias aplicadas para gerar capital de giro e manter suas dívidas em dia com os parceiros. É apenas após atingir essa estabilidade de caixa que uma empresa conseguirá, de forma sustentável, fazer investimentos estratégicos no seu próprio serviço ou empresa ou conseguir ser mais flexíveis às necessidades dos fornecedores.

Essa gestão de contas permite que a sua empresa organize seus prazos, entenda quais são as suas reais possibilidades e, por meio dessa expertise adquirida, consiga eliminar possíveis inadimplências ou efetuar compras a fornecedores que não a obriguem a arcar com os juros e encargos aplicados às compras com prazos estendidos.

Ter um bom controle financeiro também transmite aos fornecedores uma imagem de que a empresa é confiável para fechar qualquer negócio e, inclusive, um cliente confiável para realizar vendas a prazo. Essa empresa acabará sendo priorizada por esses fornecedores, afinal, não há um histórico de inadimplência e isso torna bastante improvável que ele saia no prejuízo após fechar uma venda com a empresa.

Agora que você já entendeu a importância de buscar estratégias para potencializar o seu poder de pagamento a fornecedores, vamos aos métodos que podem direcionar você ou o departamento financeiro do seu negócio neste objetivo. Descubra 6 dicas nos tópicos a seguir!

1. Financie seus fornecedores com programas de crédito

Parceiras financeiras são boas aliadas neste objetivo de quitar os pagamentos a fornecedores da sua empresa e podem ser a solução para que a sua empresa ganhe a autonomia de caixa necessária para impulsionar todos os débitos como, por exemplo, os pagamentos a fornecedores. Fuja das empresas financeiras tradicionais – como os grandes bancos, por exemplo – e opte por instituições com soluções 100% digitais, desburocratizadas e com limites e taxas competitivas.

O WEEL Supply® é um programa de financiamento da cadeia de fornecedores de pequenas, médias e grandes empresas, disponível na plataforma da WEEL – primeira fintech B2B do Brasil. É uma operação para que os fornecedores antecipem os valores relativos a suas vendas de produtos ou serviços prestados. Um jeito seguro e prático para que setores com prazos alongados ampliem suas possibilidades de negociação, solucionem seus problemas de descasamento de caixa e possam impulsionar a sua velocidade de venda.

Essa operação permite que as empresas utilizem uma plataforma digital para habilitar sua linha de crédito e, por meio das notas fiscais, financiarem à vista seus fornecedores e ganhem prazos maiores para pagar. A vantagem é que as empresas ganham mais tempo de caixa sem utilizar o seu próprio dinheiro, pagam seus fornecedores de uma vez e podem, por exemplo, ganhar descontos pelos pagamentos a curto prazo.

2. Crie um bom relacionamento com seus fornecedores

Às vezes a solução dos seus problemas com pagamentos a fornecedores pode estar no relacionamento que a sua empresa está construindo com esses parceiros. Por isso é essencial demonstrar o valor da sua empresa para os seus fornecedores e estabeleça uma boa relação com eles.

Para facilitar o processo de negociação e conseguir estabelecer um prazo de pagamento viável para ambos, é importante que a sua empresa seja clara, objetiva e apresente ao fornecedor todas as vantagens que ele obterá ao fechar uma parceria com a sua empresa. Prioridade nas próximas compras, pagamentos em dia e valor ao seu portfólio de clientes são alguns exemplos de vantagens.

A solução anterior, do WEEL Supply®, também está bastante relacionada ao relacionamento da sua empresa com os fornecedores. Afinal, ao apresentar esse programa de financiamento ao seu fornecedor, você estará oferecendo uma solução financeira inovadora e permitindo que ele tenha a possibilidade de receber o pagamento relativo às suas vendas à vista. Tudo isso, aliás, com a confiança de obter seu pagamento imediato utilizando a plataforma da WEEL sozinho após ser incluído pela sua empresa.

3. Evite processos manuais e ganhe agilidade no seu caixa

A tecnologia pode ajudar a sua empresa a ter uma gestão de caixa mais eficiente e tornar o trabalho da sua equipe financeira mais otimizada. Algumas soluções tecnológicas e plataformas online podem causas grandes impactos à sua geração de lucros, escalar suas operações de acordo com as verdadeiras necessidades, ser um influenciador na decisão dos fornecedores de conceder prazos maiores e outros benefícios para os pagamentos da uma empresa específica.

Os ERPs, por exemplo, são softwares que funcionam como sistemas integrados de gestão empresarial e ajudam empresas de todos os portes a organizarem seus processos. Há ERPs integrados a instituições de crédito e com soluções específicas para diversos nichos de mercado e, ao encontrar o ideal para o seu contexto, a sua empresa conseguirá crescer de forma sólida e sustentável.

4. Antecipação de recebíveis impulsiona seus pagamentos a fornecedores

Caso você ainda não conheça, a antecipação de recebíveis é uma modalidade de crédito que consiste no adiantamento das parcelas que a sua empresa está programada para receber a prazo devido a uma venda ou prestação de serviço parcelada a algum cliente. Ou seja, de forma direta, é uma solução para que a sua empresa receba hoje mesmo os valores das parcelas que só seriam pagas dentro de 5 a 120 dias.

Ao optar pela antecipação de recebíveis a sua empresa obterá mais capital de giro e não precisará ficar presa ao ritmo de pagamento dos seus clientes, ganhando autonomia para decidir seus prazos de recebimento e controlar seu fluxo de caixa. Portanto, também não precisará de prazos longos para pagar seus fornecedores já que terá o capital ativo necessário para quitá-los à vista ou com prazos mais curtos.

5. Negocie seus prazos de pagamentos com os fornecedores

Antes de qualquer solução, sua empresa pode buscar simplesmente chegar à melhor escolha do prazo o pagamento conversando com o fornecedor. Essa dica parece óbvia, mas muitas empresas não acreditam nos relacionamentos que construíram com seus fornecedores e não os enxergam como abertos à negociação.

Em momentos de crise econômica a que vivemos em 2020, por exemplo, empresas dos mais diversos setores sofreram com a instabilidade do mercado financeiro e com as mudanças de comportamento dos seus consumidores. Sendo assim, diversos negócios foram obrigados a encontrar novas saídas para quitar suas dívidas à base de negociações. É importante encontrar meios para não interromper suas produções e não se tornar um cliente inadimplente aos fornecedores.

Mas para chegar na decisão certa antes de apresentar as condições escolhidas, sua empresa precisa ter em mente quais são as projeções de faturamento do seu caixa e quais são as obrigações mais urgentes que têm no seu caixa. Além disso, sua empresa também deve estudar quais são as possibilidades específicas de cada fornecedor para saber quais argumentos utilizar nos momentos de negociação e até no momento de avaliação antes do primeiro contato com esses parceiros.

6. Faça uma planilha exclusiva para pagamentos a fornecedores

Se a sua maior dificuldade é organizar os seus pagamentos a fornecedores, criar uma planilha exclusiva para controlar e gerar insights a respeito desses parceiros é uma boa ideia – isso, claro, se a sua empresa não estiver disposta a contratar um ERP que faça essa gestão de forma digital.

Elenque seus fornecedores para entender quais são os parceiros que têm mais flexibilidade para receber pagamentos a prazo e também quais são os que têm mais chances de aceitar propostas inovadoras de financiamento para fornecedores. Assim, caso algum parceiro se demonstre inflexível, sua empresa saberá quais são os fornecedores adequados ao momento do seu caixa e ao seu fluxo de pagamentos.

Fintechs de crédito para empresas com soluções para o seu contas a pagar

A WEEL, apresentada ao decorrer deste conteúdo, é uma fintech de crédito B2B que usa a inteligência artificial para dar soluções financeiras para empresas por meio de uma plataforma 100% digital e gratuita.

Ao acessar a plataforma da fintech, você e seu departamento financeiro terão acesso a operações financeiras como a Antecipação de Recebíveis – otimizando o seu contas a receber – e o WEEL Supply – otimizando seus pagamentos a fornecedores. Clique no banner abaixo e conheça agora:

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