Mantenha seu negócio respirando o ano inteiro

O fluxo de caixa é para o negócio o que o pulmão é para o corpo humano – órgão vital que, quando não opera com equilíbro nas entradas e saídas (de ar e de recursos financeiros), leva o organismo (seu negócio) à morte. Por isso, não há exagero na recomendação de especialistas financeiros quanto ao acompanhamento rigoroso e diário do fluxo de caixa do negócio, uma medida vital para a manutenção da saúde da empresa.

A seguir, citamos 14 procedimentos cotidianos e práticos para você manter seu negócio respirando no ritmo certo o ano inteiro.

  1. Examine e acompanhe os números de seu negócio MUITO de perto.
  2. Sempre saiba quanto dinheiro você tem na conta AGORA.
  3. Não se esqueça de subtrair do valor total atualmente em caixa as despesas já previstas: ESSE é o valor real do qual você dispõe.
  4. Saiba a cada mês qual o seu ponto de equilíbrio, ou seja, quanto CUSTA manter seu negócio girando.
  5. Mantenha esse número o mais BAIXO possível, lembrando de mapear suas despesas a cada mês.
  6. Não conte com pagamentos de clientes em uma data exata; deixe sempre 2 SEMANAS como prazo de segurança, protegendo-se de atrasos (que certamente ocorrerão).
  7. Verifique sempre a opção de ANTECIPAR RECEBÍVEIS, o que evitará sofrimento ao seu fluxo de caixa durante o atraso dos clientes.
    [Tire aqui suas dúvidas sobre a solução da WEEL para fortalecer seu fluxo de caixa com economia e agilidade.]
  8. Esforce-se para crescer da forma mais ORGÂNICA possível, sem dívidas.
  9. Caso recorra à solicitação de crédito, pesquise TODAS as opções do mercado para conhecer aquela que se adequa à sua necessidade; a decisão apressada é um dos males que mais atingem as PMEs (leia aqui a entrevista exclusiva com diretora do SPC sobre esse tema).
  10. Peça pagamentos antecipados de seus clientes sempre que puder – e use o dinheiro deles para fazer seu negócio CRESCER.
  11. Dinheiro é como maré: um dia vem, outro dia vai; não entre em pânico, mas entenda para onde ele está indo e prefira ser CONSERVADOR.
  12. Há meses em que você precisará ter fôlego para sobreviver à “maré vazante” mais tempo do que espera; lembre-se de estudar a opção de antecipar as faturas de seus clientes para manter REGULADO o seu fluxo de caixa.
  13. Nunca ignore os CICLOS de seu negócio; empresas de sucesso são aquelas que se adaptam às mudanças externas e internas, respeitando cada etapa de crescimento e aprendizado.
  14. Conte com a ajuda de um sistema de gestão financeira; planilhas ajudam, mas um ERP (OMIE, ERPFlex e Sap Business One são três dos melhores produtos nacionais, e estão integrados à plataforma WEEL de antecipação de recebíveis) oferece um nível inigualável de segurança e controle.

Para ler mais a respeito de fluxo de caixa, antecipação de recebíveis e outros temas relacionados, visite nosso blog: www.weel.com.br