14 dicas de saúde para seu fluxo de caixa
14 de fevereiro de 2019 | Dicas, Gestão e empreendedorismo | VoltarMantenha seu negócio respirando o ano inteiro
O fluxo de caixa é para o negócio o que o pulmão é para o corpo humano – órgão vital que, quando não opera com equilíbro nas entradas e saídas (de ar e de recursos financeiros), leva o organismo (seu negócio) à morte. Por isso, não há exagero na recomendação de especialistas financeiros quanto ao acompanhamento rigoroso e diário do fluxo de caixa do negócio, uma medida vital para a manutenção da saúde da empresa.
A seguir, citamos 14 procedimentos cotidianos e práticos para você manter seu negócio respirando no ritmo certo o ano inteiro.
- Examine e acompanhe os números de seu negócio MUITO de perto.
- Sempre saiba quanto dinheiro você tem na conta AGORA.
- Não se esqueça de subtrair do valor total atualmente em caixa as despesas já previstas: ESSE é o valor real do qual você dispõe.
- Saiba a cada mês qual o seu ponto de equilíbrio, ou seja, quanto CUSTA manter seu negócio girando.
- Mantenha esse número o mais BAIXO possível, lembrando de mapear suas despesas a cada mês.
- Não conte com pagamentos de clientes em uma data exata; deixe sempre 2 SEMANAS como prazo de segurança, protegendo-se de atrasos (que certamente ocorrerão).
- Verifique sempre a opção de ANTECIPAR RECEBÍVEIS, o que evitará sofrimento ao seu fluxo de caixa durante o atraso dos clientes.
[Tire aqui suas dúvidas sobre a solução da WEEL para fortalecer seu fluxo de caixa com economia e agilidade.] - Esforce-se para crescer da forma mais ORGÂNICA possível, sem dívidas.
- Caso recorra à solicitação de crédito, pesquise TODAS as opções do mercado para conhecer aquela que se adequa à sua necessidade; a decisão apressada é um dos males que mais atingem as PMEs (leia aqui a entrevista exclusiva com diretora do SPC sobre esse tema).
- Peça pagamentos antecipados de seus clientes sempre que puder – e use o dinheiro deles para fazer seu negócio CRESCER.
- Dinheiro é como maré: um dia vem, outro dia vai; não entre em pânico, mas entenda para onde ele está indo e prefira ser CONSERVADOR.
- Há meses em que você precisará ter fôlego para sobreviver à “maré vazante” mais tempo do que espera; lembre-se de estudar a opção de antecipar as faturas de seus clientes para manter REGULADO o seu fluxo de caixa.
- Nunca ignore os CICLOS de seu negócio; empresas de sucesso são aquelas que se adaptam às mudanças externas e internas, respeitando cada etapa de crescimento e aprendizado.
- Conte com a ajuda de um sistema de gestão financeira; planilhas ajudam, mas um ERP (OMIE, ERPFlex e Sap Business One são três dos melhores produtos nacionais, e estão integrados à plataforma WEEL de antecipação de recebíveis) oferece um nível inigualável de segurança e controle.
Para ler mais a respeito de fluxo de caixa, antecipação de recebíveis e outros temas relacionados, visite nosso blog: www.weel.com.br

Escrito por agenciacanna
Content & SEO Manager da WEEL. Integrante do time de Marketing da nossa fintech, é um entusiasta do universo de gestão financeira B2B. Para parcerias entre blogs, envie um e-mail para rogerio.barros@weel.com
Artigos relacionados

Nova funcionalidade: importação automática de NF-e na plataforma de crédito para empresas da WEEL
08 / 12 / 2020 | Blog, Geral, Geral, ProdutoÍndice do Conteúdo1 O que é a plataforma de crédito para empresas da WEEL?2 O que a sua empresa precisa para se cadastrar na plataforma da WEEL?3 Quais (...)
Leia Mais
Nova funcionalidade: importação automática de NFS-e na plataforma de crédito para empresas da WEEL
07 / 12 / 2020 | Blog, Geral, Geral, Parcerias, ProdutoÍndice do Conteúdo1 O que é a plataforma de crédito para empresas da WEEL?2 O que a sua empresa precisa para se cadastrar na plataforma da WEEL?3 Quais (...)
Leia Mais
Golpe do empréstimo para pessoa física ou jurídica: saiba o que é, como se prevenir e como denunciá-lo
27 / 10 / 2020 | GeralSe você está em busca de um empréstimo para pessoa física, é importante ficar alerta e saber se prevenir para não cair em golpes de crédito. Algumas empresas (...)
Leia Mais