ANTECIPAÇÃO DE RECEBÍVEIS

Existem diferentes formas de injetar recursos na empresa de forma a equilibrar seu fluxo de caixa. A antecipação de recebíveis é bastante comum entre muito setores e indústrias nacionais, e uma opção especialmente vantajosa para pequenas e médias empresas.

Ao antecipar seus boletos, a empresa pode “desbloquear” valores de entrada futuras já faturadas, recebendo o montante adiantado em troca de suas cobranças de vencimento futuro.

O QUE É A
ANTECIPAÇÃO DE RECEBÍVEIS

A antecipação de recebíveis é um operação financeira na qual a empresa usa seus recebíveis (faturas pendentes) como garantia. Nesse tipo de transação, a empresa de antecipação de recebíveis  adianta um capital de negócios com base em um percentual de suas faturas ou contas a receber ainda não pagas.

Esse tipo de fomento comercial ajuda as empresas a liberar capital que está temporariamente “congelado” em suas contas a receber.

COMO A ANTECIPAÇÃO DE RECEBÍVEIS AJUDA AS EMPRESAS

Antecipar recebíveis permite que as empresas fortaleçam seu capital de giro sem enfrentar obstáculos ou lidar com as longas esperas associadas à obtenção de empréstimo, financiamentos etc. Quando o gestor financeiro utiliza seus recebíveis para incrementar seu fluxo de caixa, ele pode ter a tranquilidade necessária para concentrar sua atenção em outros aspectos importantes de seu negócio.

COMO FUNCIONA A ANTECIPAÇÃO DE RECEBÍVEIS

A antecipação de recebíveis fornece às empresas uma solução ágil de fomento comercial que utiliza como garantia suas faturas a receber.

Veja como funciona:

Você usa os valores que já são seus no momento em que desejar

Empresas de todos os portes lidam com problemas de fluxo de caixa. Como diz o ditado, o “dinheiro é rei” e, às vezes, a diferença entre construir um pequeno negócio e uma grande empresa está no quão bem você realiza a gestão finaceira. Antecipar recebíveis permite que a empresa desbloqueie montantes que já lhe pertencem e utilize-os no momento que julgar mais adequado.

Tudo isso sem gerar parcelas mensais ou dívidas.

Como a taxa da operação é calculada

A análise de risco determina a solidez da operação e engloba diferentes aspectos da saúde financeira da empresa, além de considerar a reputação dos sócios dos negócios envolvidos. O valor, a data de pagamento, a solidez de sacado e cedente, entre muitos outros aspectos, são consideradas pela plataforma WEEL na hora de calcular o valor que será cobrado pela antecipação (na forma de desconto do valor a receber).

Como se qualificar para antecipar recebíveis

Antes de uma empresa aceitar tornar-se sua parceira, ela analisará o seu livro de contas a receber. Empresas de factoring tradicionais vão querer ver o quanto seus clientes são pontuais. Eles também querem determinar as taxas históricas de reembolso dos seus clientes.

Para se qualificar para antecipar recebíveis, você precisará fornecer vários documentos. Primeiro, e mais importante, você precisará enviar o relatório de vencimentos de contas a receber / contas a pagar da sua empresa.

A maioria das empresas de factoring exige que sua empresa envie vários documentos comerciais e bancários. A WEEL não solicita essas informações.

Por fim, a empresa exigirá que você preencha um requerimento para antecipar recebíveis. Esses formulários podem solicitar muitos dados sobre sua empresa, clientes e parceiros.

Quanto tempo leva para antecipar recebíveis

Muitas empresas costumam antecipar recebíveis em datas críticas do mês, como por exemplo em época de pagamento de salários. Quando esse processo é feito com factorings ou bancos, pode levar até mesmo semanas para ser concluído. Uma vez que toda a operação da WEEL é digital e automatizada, a operação pode ser finalizada no mesmo dia útil, dependendo apenas do horário em que a solicitação é realizada.

Para experimentar a plataforma WEEL de forma totalmente gratuita, cadastre-se aqui e entenda se a antecipação é interessante para seu negócio.

Experimente grátis

Já possui uma conta na WEEL? Entrar