ANTECIPAÇÃO DE RECEBÍVEIS

As empresas podem escolher entre uma variedade de diferentes opções de financiamento. Antecipar contas a receber é muito comum em algumas indústrias.

Com a antecipação de recebíveis, a empresa pode desbloquear o valor que tem em seu livro de contas a pagar, recebendo dinheiro adiantado por suas faturas.

O QUE É A
ANTECIPAÇÃO DE RECEBÍVEIS

A antecipação de recebíveis é um tipo de acordo de financiamento de ativos em que uma empresa usa seus recebíveis – faturas pendentes ou dinheiro devido pelos clientes – como garantia. Nesse tipo de financiamento, uma empresa de antecipação de recebíveis, também chamada de empresa de factoring, adianta um capital de negócios com base em um percentual de suas faturas ou contas a receber ainda não pagas.

Esse tipo de financiamento ajuda as empresas a liberar capital que está preso em suas contas a receber. Antecipar contas a receber também transfere o risco de inadimplência associado às contas a receber para a empresa financiadora.

COMO O FINANCIAMENTO DE CONTAS A RECEBER AJUDA AS EMPRESAS

Antecipar contas a receber permite que as empresas tenham acesso ao capital de giro sem enfrentar tantos obstáculos ou lidar com as longas esperas associadas à obtenção de um empréstimo comercial. Quando uma empresa utiliza suas contas a receber para aumentar seu fluxo de caixa, ela pode concentrar sua atenção em outros aspectos importantes de seus negócios.

COMO FUNCIONA A ANTECIPAÇÃO DE RECEBÍVEIS

A antecipação de recebíveis fornece a uma empresa um empréstimo de curto prazo usando suas contas a receber como garantia. Em muitos casos, a empresa de financiamento que antecipa os recebíveis exigirá que a empresa financiada venda e transfira as faturas dos clientes para a empresa financiadora antes de fazer qualquer pagamento antecipado.

Veja como funciona a antecipação de recebíveis:

Dinheiro adiantado, cobrança mais adiante

Empresas de todos os tamanhos têm que lidar com problemas de fluxo de caixa. Como diz o ditado, o dinheiro é rei e às vezes a diferença entre construir um pequeno negócio e uma grande empresa é o quão bem você gerencia o fluxo de caixa. Antecipar contas a receber permite que a empresa desbloqueie o valor que possui em suas contas a receber e aplique o dinheiro onde é mais necessário.

Empresas de antecipação de recebíveis normalmente antecipam um valor parcial da fatura, mantendo o restante como parte de suas taxas.

Os clientes pagam à empresa de financiamento

Ao antecipar suas contas a receber, as empresas vendem e atribuem seu livro de contas a receber. Isso significa que, para cobrar, a empresa de financiamento pode entrar em contato com seus clientes para fazerem o pagamento (a Weel nunca entra em contato com seus clientes como parte de seu processo de financiamento).

Taxa de fator e termos: o que você precisa saber

As empresas que optam por antecipar seus recebíveis devem estar cientes de duas variáveis que afetam o custo da antecipação de recebíveis. O primeiro é o que é chamado de taxa de fator – é como uma taxa de juros e é cobrada semanalmente ou mensalmente. O segundo elemento importante na estrutura de taxas para este tipo de financiamento é o termo. Como os juros são cobrados semanalmente ou mensalmente, quanto maior o prazo que uma empresa antecipa recebíveis, mais ela terá que pagar.

Como se qualificar para antecipar recebíveis

Antes de uma empresa de financiamento começar a trabalhar com você, ela analisará o seu livro de contas a receber. Empresas de factoring vão querer ver quantas vezes seus clientes pagam a tempo. Eles também querem determinar as taxas históricas de reembolso dos seus clientes.

Para se qualificar para antecipar recebíveis, você precisará fornecer vários documentos. Primeiro, e mais importante, você precisará enviar o relatório de vencimentos de contas a receber / contas a pagar da sua empresa.

A maioria das empresas de factoring exige que sua empresa envie vários documentos comerciais e bancários. A Weel não solicita essas informações para determinar se deve antecipar seus recebíveis.

Por fim, a empresa de financiamento exigirá que sua empresa preencha um requerimento para antecipar recebíveis. Esses formulários podem solicitar muitos dados sobre sua empresa, clientes, parceiros e estrutura de propriedade.

Quanto tempo leva para antecipar recebíveis

Empresas focadas na administração de seu fluxo de caixa podem optar por antecipar recebíveis. Essa opção de financiamento pode auxiliá-las na execução da folha de pagamento e no pagamento de fornecedores. Às vezes, esse processo pode levar semanas para ser concluído, depois de várias rodadas de preenchimento de documentos. Isso significa que qualquer alteração, como um aumento na linha de crédito ou taxas, também pode levar semanas para ser concluída. A tecnologia avançada da Weel permite que as empresas recebam financiamento rápido, em um dia útil.

Para mais informações sobre como antecipar recebíveis, confira a Weel.

Experimente grátis

Já possui uma conta na WEEL? Entrar